Global Express

Não é raro ouvir a frase: " Melhor ninguém saber para não colocar 'olho." Que instância abstrata é essa? Será que parte das crendices populares? Já ouvi a mesma expressão na igreja, até com maior ênfase (lá, culpam o capiroto por tudo). Mas claro, essa expressão se deve ao "pecado capital chamado inveja".

Será que a inveja é a causa do fracasso particular? O outro, por ser invejoso, é responsável pela minha vida medíocre? Acredito que não. E isso é muito fácil de perceber.

Vejamos os adolescentes contemporâneos (alguns com a alcunha de gadolescentes, merecidamente), são criados como vegetais de estimação, sem responsabilidades, noção de trabalho doméstico e prerrogativas que não merecem. Será que torna-se-ão adultos responsáveis, de caráter? Ou mais uns Decotellis da vida, mentirosos e plagiadores?

Outro grupo ilustrativo é o dos vadios que culpam a todos por suas miserabilidades... Porém, vivem bebendo, acordam ao meio-dia, passam a tarde tomando chimarrão e acham mesmo que as pessoas estão colocando "olho" na vida deles? Pelo contrário, as pessoas desviam o olhar dessas situações, porque é impossível ajudar quem não se ajuda!

A questão talvez seja mais simples ainda. A verdade é que ninguém está nem aí pra ti! Cada um tem sua vida, seus afazeres e projetos. Pessoas sérias não têm tempo a perder com a vida alheia. Agora, se eximir de trabalhar, estudar e pautar a vida em bases valorativas, em prol de crendices e discursos irracionais é de um solepsismo esdrúxulo; e opção confortável, que tem financiado o jato Global Express do Edir Macedo e centros de umbanda há muito tempo!

Jean Carpe
Enviado por Jean Carpe em 29/06/2020
Código do texto: T6991258
Classificação de conteúdo: seguro