É sobre você!

“Matar o sonho é matarmo-nos, é mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso” (Fernando Pessoa)

Muitos de nós, na inútil ânsia de agradar aos outros, de atender a expectativas que não lhes pertencem, esquecem-se de quem são, ignoram o direito que temos de ouvir a nós mesmos, de atender ao nosso próprio chamado para o que de melhor podemos viver e ser. Matam a si mesmos embora não literalmente, sufocam a essência que carregam, inibem a vontade que possuem, extirpam os próprios sonhos renunciando a felicidade que somente uma vida autêntica pode oferecer. E, então, substituem quem são pelo que os outros querem que sejam, tapam os olhos para o próprio caminho e se permitem arrastar por caminhos que não lhes pertencem, caminhos indesejáveis, caminhos que levam a um abismo de frustração.

Vale mesmo a pena deixar de viver a vida que se quer por imposições? Por sentimentos de culpa a nós direcionados injustamente? Vale mesmo a pena realizar anseios alheios recebendo o salário da infelicidade eterna? A vida é preciosa demais para que a desprezemos, para que a desperdicemos trilhando aquilo que nos aprisiona em uma obrigação insana: ninguém deve viver por ninguém, se quiserem viver conosco serão bem-vindos, mas não podemos permitir que subam em nossas costas exigindo que os façamos felizes e realizados. A felicidade é uma conquista individual, só é feliz quem a procura por si mesmo.

E, quer saber de uma coisa? Ainda que escolha agradar aos desejos de terceiros, você não estará livre de julgamentos, de reclamações, de impiedosas condenações. Ao contrário, as pessoas não exigirão apenas que você viva o que elas idealizaram, mas que seja perfeito, que tenha uma perfeição que elas não possuem, que elas não conseguem alcançar. Se é para ser julgado ou condenado que seja por viver quem somos, buscando, a nossa maneira, pela felicidade. Nunca desista dos seus sonhos, das suas impressões, da sua essência. Não importa se as pessoas não acreditam neles, não é sobre elas, é sobre você. É você quem deve confiar nele, é você quem precisa acreditar em si mesmo!

< Texto de @Amilton.Jnior >