ADVOCACIA ABANDONADA E SE ABANDONANDO.

Quem me conhece sabe o quanto fui deslumbrado com a Ordem dos Advogados do Brasil, desde o primeiro contato sempre sonhei em fazer parte dos quadros, ser útil na defesa da sociedade, dos direitos humanos, poucos sabem o quanto caminhei, lutei e sofri para conseguir.

Desde o juramento, do recebimento da Carteira, o deslumbramento vem sendo minado pela inércia da Instituição na defesa da Advocacia, Advogados e Advogadas são diariamente humilhados, ultrajados no exercício da profissão, sob o silêncio gritante e covarde da Ordem.

Nas minhas elucubrações noturnas cheguei a conclusão de que não há como o Advogado ser poupado e protegido disso, é que venderam a classe, subordinaram às outras instituições, a defesa da Advocacia, principalmente no momento em que o país vive, necessita de atitudes enérgicas, de força, de destemor, tudo o que não vemos nos dias e agressões atuais.

A principal causa da subordinação da Advocacia às outras instituições, são muitos presidentes de Subseções e de Conselhos Seccionais que são apáticos, ou ainda, que escolheram uma relação com as outras instituições, que ao invés de respeito, se traduz na submissão da Advocacia.

O resultado disso é o vilipendio diário ás nossas prerrogativas, é o aumento da desvalorização da classe perante a sociedade, e o início do processo de autofagia da Advocacia Brasileira, que está abandonada e se abandonando.

Como se não bastasse lutar contra todos os problemas, enfrentamos ainda uma classe totalmente desunida, de repente o egoísmo passou a ser requisito para figurar nos quadros da Ordem dos Advogados.

E assim, me recuso a fazer parte dessa OAB, de garganta, de desagravos, e de notas de repúdios. Não se trata de abandonar a luta, de ser covarde, o Criminalista não é covarde, um Parnaramense com sangue timbira nunca será um covarde.

Se trata apenas de tentar não me angustiar tanto, de fazer com que minha alma não doa tanto e fisicamente como agora, e assim, demasiadamente decepcionado e frustrado com a Ordem dos Advogados do Brasil, me retiro de todos os recintos e ambientes virtuais relacionados a mesma.

Elisérgio Nunes Cardoso, Advogado, infelizmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Seccional do Maranhão, Subseção de Timon, sob o número 18691.

Elisérgio Nunes
Enviado por Elisérgio Nunes em 19/06/2020
Reeditado em 17/10/2021
Código do texto: T6981951
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.