O TIGRE, O URSO, O ELEFANTE, O LEÃO, A COBRA E, O RATINHO . . .

Um certo dia um Kohai veio pro treino, no seu Dojo, triste e abatido. O seu Sensei comovido com o estado do seu discípulo lhe perguntou --- Jinchi o que houve com você? Não é comum esse seu estado, você que sempre vem animado e disposto pra cada treino . . . O que lhe transtorna? --- Jinchi olha pro seu Sensei e lhe conta que um outro Kohai de um outro Dojo de um outro estilo, com desdém disse, que o senhor meu Sensei é fraco, e, que eu, também, sou um fraco e, que o nosso estilo de Karatê, também é fraco; e perde pra qualquer estilo ou outra arte. Estou muito irado e, triste, com vontade de chorar, e de bater com força nesse arrogante e debochado, pela grande desonra dessa pessoa para com o nosso Dojo, nosso Estilo antigo, nosso Karatê e, principalmente, pela tremenda falta de respeito que esse homem, teve com o senhor Sensei! --- O Sensei pensativo e muito atento com o relato do seu Kohai tão dedicado lho chama com carinho pra fora do Dojo e, lhe convida pra sentar num banquinho no jardim do Dojo --- Jinchi não lho entende, mas lhe obedece de prontidão. --- Então seu Sensei começa lhe contando uma parábola Japonesa. Jinchi preste atenção no que vou lhe contar --- Vinha um certo aldeão pelo caminho de Kyoto e vê um Tigre, um Urso, um Elefante, um Leão e, uma Cobra --- Jinchi presta muita atenção --- Então o seu mestre continua a parábola --- O aldeão aterrorizado começa a tremer de medo por ver esses animais no caminho e pensa em correr . . . Mas, percebe que tem um Camundongo, muito pequenino, que sutilmente, passa com bastante calma por entre esses animais ferozes e, tão temíveis e, vai embora o Ratinho sem atrair ou chamar a atenção aos mesmos imbatíveis animais no caminho. --- Então, o Sensei pergunta pra Jinchi --- Meu rapaz, qual a moral dessa história? Jinchi calado e envergonhado por não ter entendido o sentido dessa história, não sabe explicar, e diz --- Perdão Sensei, não sei a moral dessa parábola! --- O mestre lhe diz então: Jinchi, você ficou triste pela desonra sofrida ao nosso Dojo, pelo nosso estilo de Karatê desafiado e, pela desonra à mim feita, por um outro praticante de uma arte marcial diferente da nossa . . . Mas, você esqueceu que no caminho de cada Arte Marcial tem um Tigre que estraçalha com os seus dentes um fraco: Um Urso que com um abraço de ferro sufoca a presa, e mata: Um Elefante que é temível por seu tamanho e força e esmaga: Um Leão que ruge ao estraçalhar sem piedade e, come; e, uma sorrateira Cobra que silenciosa morde e injeta seu Veneno e, depois engole. Mas, jamais esqueça disso Jinchi --- O Kohai voltando seu semblante novamente presta muita atenção --- E o mestre conclui dizendo --- Não deseje ser esses animais jamais meu filho; queira ser o simples Ratinho, que com humildade foi embora sem ser percebido e viveu. Pois, sendo um Kohai hoje atento e, um futuro mestre que você acredito eu, irá ser, se vieres à chamar tanta atenção, e fama por fama, desafio por desafio no grande orgulho de poder, sobre poder; e dominação de tatame em tatame. Cedo ou tarde, serás um valentão, tolo, esquecido e, superado: E um Vencido por si mesmo. Sem mais uma história, ou legado. O Ratinho não quis provar nada, ele passou de largo pelos outros animais, e viveu, o que tinha pra viver, sem dores de cabeça ou desafetos. O melhor Estilo, e Arte Marcial, não está no nosso Dojo Jinchi, nem desse seu amigo que lhe desafiou com meras palavras ao vento, que desaparece. Entenda e, compreenda, o melhor estilo é; demonstrar suma inteligência na sabedoria, no contornar uma situação difícil, em humildade e, em perspicácia pelo que é, e, será no amanhã. O Camundongo, entendeu isto e cabe ao Kohai ver isso no seu mestre, também, num espírito rico de: Humildade e: Prontidão. Ou você acha que a velhice e a fraqueza não chegará pra Cobra, Elefante, Tigre, Urso e, Leão? Chegará com certeza. E que velhice é feliz cheia de inimigos? mas, tendo um espírito humilde e, livre dos desejos de superioridade pelo outro, essa é uma dádiva conquistada. --- Jinchi maravilhado, e grato pelo ensino, pergunta uma coisa pro seu Sensei --- Sensei e o homem na estrada o que poderia ser ele nesse conto? Quero aprender... --- O Sensei lho olha sério e, com um sorriso diz: Esse Homem, desta parábola, poderá ser esse desonroso rapaz, que morrerá hoje nas mãos: Do Tigre: Do Urso: Do Elefante: Do Leão e: Da Cobra!!! Por ser essa reles barata, tão insolente, com o sagrado Karatê-Do e, nosso: Estilo Shotokan. OSS!

Não si subestime: Ó Gafanhoto!! Seu mestre diz hoje: Cada Arte tem seu mérito e tradição milenar, poderosa na essência: E alma!

OSS! Honra e Valores!

Francesco Acácio
Enviado por Francesco Acácio em 19/06/2020
Código do texto: T6981508
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.