AS NOVAS MANGAS COM LEITE

Uma das crenças populares mais famosas do Brasil é a de que a ingestão de manga junto com leite pode nos fazer muito mal, podendo até matar. O mito teria origem nas antigas fazendas, quando o leite era um alimento de altíssimo valor e, para inibir os escravos de beber junto com manga, que eles dispunham muito mais, os senhores de engenho bolaram essa mentira. Pois bem, a crença da manga com leite há tempos que já nos foi desmistificada, porém, muitas outras com mais ou menos o mesmo propósito continuam sendo encucadas em nós.

Não apenas no que se refere a alimentos, mas muitas outras coisas boas e valiosas que podem ou poderiam estar a nosso alcance são retiradas das nossas mãos e somos impedidos de desfrutar pelos novos senhores de engenho e assim apenas eles terem acesso, enquanto os "escravos" aqui ficam só chupando dedo. Diariamente somos bombardeados de informações falaciosas e falsas ideias que são propagadas através de ideologias perversas, principalmente pela grande mídia, a fim de não consumimos certos tipos de medicamentos, alimentos, bens de consumo, prosperar em nossos negócios, seguir nossa religião, viver nosso próprio estilo de vida tradicional, e por aí vai. Tudo para que fiquemos sempre sob o julgo dos poderosos e assim só eles possam ter a liberdade de viver com tudo aquilo que também é de direito nosso.

Pelo jeito, assim como a velha manga com leite, essas ideologias que funcionam como crendices modernas, serão desmascaradas mais cedo ou mais tarde, ainda que permaneçam por muito tempo assombrando o imaginário popular. Cabe à conscientização sobre elas e seus reais objetivos desmistificá-las.