TODO MUNDO NÃO É VOCÊ

É mais do que correta aquela velha frase que nossas mães costumam nos dizer quando somos mais novos, de que "você não é todo mundo", pois é fato que não devemos seguir a multidão feito manada, já que o certo sempre será certo ainda que ninguém esteja fazendo, e o errado sempre será errado, ainda que todos assim procedem. Todavia, o inverso também é verdadeiro.

O mal de muitas pessoas é não apenas em se contentar em pensar que o mundo gira ao redor de seu umbigo, que somente suas vontades devem prevalecer, mas ir ainda mais além: achar que todos pensam e agem como elas. Essas pessoas chegam a um certo nível de mistura de narcisismo com ignorância que somente esperam que todos sejam da mesma forma que elas no pensar e no agir, e por isso elas próprias acabam sem entender quando algo não vem como esperavam que fosse por ter um resultado ou consequência já prontos em sua mente. Por exemplo, se até mesmo sem nenhuma malícia, mas inocentemente e de boa vontade procuram agradar de um certo modo, acabam se surpreendendo achando que o outro vai reagir como elas agiriam. Ou o contrário, se pretendem atacar, terminam por ver seus planos frustrados por não conseguirem golpear o oponente como gostariam exatamente por acharem que o outro teria o seu mesmo ponto fraco.

Essas pessoas infelizmente só se livram desse "raciocínio" depois de um bom tempo, após várias quebradas de cabeça, pois não é nada fácil convencê-las de que estão erradas, se é que algumas ainda chegam a se mancar enquanto estão vivas. Mas assim mesmo, aí vai um conselho materno com as palavras invertidas: todo mundo não é você.