Repúdio aos pobres?

Eu tenho repúdio a pobreza não aos pobres, pessoas me julgam e me entendem como arrogante ou alguém que não gosta de pobres ou algo assim.

Não consigo explicar como as pessoas me veem mas sei que elas me olham de uma forma errada, digo isso pois elas me respondem com respostas erradas, invés de responderem sobre a pobreza respondem sobre os pobres. Eu falo que tenho antipatia ao pauperismo então eu tenho desprezo aos necessitados, o que não é uma verdade. Coloco aqui pobre como alguém que não tem recursos próprios e pobreza incapacidade de participar na sociedade.

Os pobres são pessoas merecedoras, que geralmente sabem o que é certo, tem em seus corações a real importância da vida, que mesmo sendo pobres são dignos de viver, são pessoas humildes não só materialmente mas espiritualmente. E aqui abro um parênteses sobre a humildade espiritual pertencente a eles, onde ali vejo uma riqueza que fisicamente não está expressa, em termos de condições e sim de atitude. Temos noção que a humildade não é visto com bons olhos no mundo, posso provar isso com este exemplo, onde sei que há pessoas que poderá dizer, "de que adianta ser humilde e pobre", eu respondo "Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar despojos com os orgulhosos." Provérbios 16:19.

No rosto dos pobres estão marcas da vida, uma vida sofrida, como Roger Scruton disse em "why beauty matters?" que " A beleza de um rosto é o símbolo de uma vida expressa nele" e não há algo mais lindo que a vida, a vida tem que ser contemplada e admirada, por isso eu não tenho repúdio aos pobres, pois eles são uma representação da vida, assim como os ricos.

Por que abomino a pobreza? Respondo-te, a miséria causa carência envolvendo as necessidades da vida cotidiana como alimentação, vestuário, alojamento e cuidados de saúde juntamente com carência social; como a exclusão social, a dependência e a incapacidade de participar na sociedade. Isto inclui a educação e a informação.

A incapacidade de ser ter uma vida digna, volto a dizer que ser pobre não é ser indigno mas você está na pobreza é algo indigno para uma vida, mesmo sendo parte da realidade.

As necessidades básicas não atendidas causam uma dor muito grande, especialmente em pais e mães que amam seus filhos onde não ter condições de colocar o pão em cima da mesa é algo que uma vida, um humano não deveria experienciar. Afirmo com clareza de que ser pobre não é uma, na maioria dos casos, uma opção.

Eu não estou dizendo para serem ricos, eu digo para não fazerem parte da pobreza, algo acima dela, uma vida normal. Uma vida merece ser digna, merece ter suas necessidades básicas atendidas.

Finalizo dizendo que, ser pobre não é ser indigno mas estar na pobreza é algo deplorável à vida.

Como uma forma clara de fechar o assunto, de que tenho repúdio a pobreza e não aos necessitados utilizo a frase de S. Tomás de Aquino para exemplificar, onde ele disse: "abomino o pecado, embora ame os pecadores". "abomino a pobreza, embora ame os pobres."

Fernando B Orosco Lopes
Enviado por Fernando B Orosco Lopes em 15/06/2020
Código do texto: T6978254
Classificação de conteúdo: seguro