HEROIS DA MARVEL X HEROIS DA BIBLIA

Uma das maiores carências do mundo hoje é a falta de líderes. Um líder é alguém que influencia outras pessoas, que deixa exemplos, que associa a sua imagem a alguém que é um vencedor, que merece seguido, admirado e imitado.

Todos nós desde crianças precisamos de referenciais. Nossos primeiros heróis são nossos pais. Quando crescemos escolhemos pessoas que admiramos e queremos ser como elas. Pode ser um cantor ou um artista de cinema ou mesmo um atleta famoso do esporte. A indústria cinematográfica entendeu muito bem esta carência e tem investido muito na produção de filmes de super heróis. Estes filmes têm quebrado todos os recordes de bilheteria. Qual a criança que não quer ser o Homem de Ferro, o Homem Aranha, a Mulher Maravilha? Quem nunca sonhou um dia em fazer coisas incríveis, realizar façanhas extraordinárias?

O grande problema é que muitas vezes nossos heróis da infância viram os vilões e os bandidos quando os conhecemos melhor. Colávamos seus retratos e posters em nossos quartos. No entanto, muitos deles se tornaram decepções e vergonha, quando suas vidas pessoais se tornaram públicas.

Então parece que a continua decepção e frustação com nossos referenciais de pessoas, nos faz achar que não existe ninguém a quem possamos seguir, imitar e confiar de maneira plena. Quando somos adultos nos interessamos também por política, economia, educação, vida em sociedade. E novamente nos frustramos com as pessoas que estão a frente destes segmentos da sociedade.

Será que existem heróis na Bíblia?

O que a Bíblia fala de liderança?

Jesus foi o maior líder da humanidade. Ele formou um time de 12 pessoas e as treinou e criou a maior

"empresa" deste mundo. Um empreendimento global que já dura 2000 anos.

Interessante que na primeira reunião com seus

associados (discípulos), Jesus falou em "morte", que iria morrer. Ora, você acaba de abrir uma empresa e diz que vai morrer? Mas o que Ele estava tentando dizer aos seus seguidores era que Ele tinha uma visão, um sonho, e que por esta visão daria a sua vida. Os discípulos passaram a pensar da seguinte maneira: "Vale a pena

seguir este homem, porque Ele é capaz de dar a sua vida pelo seu proposito e visão!". Ele vive aquilo que prega!

Eis a razão por que nossos heróis contemporâneos são tão efêmeros e desaparecem bem rápidos. Muitos podem até começar bem suas carreiras, chamam a atenção pelo talento, pela capacidade, pelo carisma, mas a grande maioria sucumbe, vencidos pela mediocridade, por não suportarem o peso da fama, dos aplausos, do poder, da riqueza. A maioria é incapaz de se sacrificar pelos seus sonhos e por aquilo que acreditam. Seus seguidores se frustram e desaparecem. O Apostolo Paulo afirmou: "Sede meus imitadores, assim como eu sou de Cristo!" (1 Co 11.1).