COVID-19 DA FICÇÃO A REALIDADE

COVID-19 DA FICÇÃO A RELIDADE

UMA ABORDAGEM QUE NINGUÉM OUSARIA FAZER DA PANDEMIA DE 2019/2020

Não é uma obra isolada nem, de nenhum modo os assuntos nela debatidos estão descontextualizados da historia da humanidade e da sensibilidade das muitas pesquisas cientificas realizadas pelo autor desde a sua mocidade. Sim desde a sua mocidade porque é na mocidade que todos começam a se encontrar e tomar seu rumo, rumo inumeras vezes comuns como todos os mortais, indenpentes de serem bons ou maus, certo ou errado, geralmente na mocidade é que decimos nosso caminho e destinos. Decisões fruto muitas veses de perguntas existencias buscando sentido para vida, sentido da vida que volta e meia estar sendo questionado, e esse questionamento apareceu nas nossas pesquisa, lá na trascrição da entrevista da CNN, com Cortella.

O autor de covid-19, era jovem, professor leigo de ginastica, capoeira e dança onde, ele observava seus alunos, pensando: o que há de errado com as pessoas, mas, nessa epoca ele desprovia de experiencia e literatura cientifica para entender ou pensar mais profundamente naquela questão. Sendo que aquela observação ficou guardada na mente até que, o tempo e as experiencia da vida juntamente com a sua muita leitura e autodidatismo lhe dessem suporte para saber e responder suas inquietações com profundidade.

Seus estudos de praticas corporais junto com suas aplicações o levou a ser professor de Educação Física em escolas particulares e publicas de Salvador e em algumas cidades do reconcavo da Bahia: Cruz das Almas, Muritiba, Maragogipe, Conceição do Almeida, Santo Antonio de Jesus. Suas aulas da cultura corporal além de serem em escolas foram também em projetos sociais e academias de ginásticas. Pode-se citar: Escola Comunitaria Maria Dolores, na gestão de José Amorim ( no Tancredo Neves), Colegio Polivalente Murutiba e CEC em Cruz das Almas. As academias foram: Saúde no bairro do Resgate-SSA, e nas academias Modelo e da Avenida em Santo Antonio Jesus e os projetos sociais foram: nossos filhos em Salvador no CSU-Narandiba na ultima gestão de ACM- conhecido por muito como; cabeça branca, e dois projetos em Cruz das Almas: O Futuro atraves do esporte da Secretaria de Esporte cultura e lazer, tendo como secretario o senhor Mario do Jornal, na segunda gestão de Orlandinho. E o projeto Esporte Educacional da UFR-Bahia e com parceria com instituto Ana Mosen.

Juntando todos os tempos de interação com pessoas em contexto diferentes, somaram mais de trinta anos, com isso, se ganhou experiencia para se entender aquela observação da mocidade: o que há de errado com as pessoas? Sendo que aliado a experiencia pratica, quando era professor, na Escola Comunitaria Maria Dolores, ingressou no curso de Magisterio no Colegio ICEIA. E lá pode se aprofundar sobre pessoas, nas materias de Sociologia, Psicologia Filosofia como também as materias especifica sobre Historia Geral da Educação e da Educação no Brasil, verificando o porque das pessoas serem do jeito que ele estava observando, é que os contextos historicos sociais, bem como, inumeros paradigmas da sociedade civilizada, afetam e moldam o carater dos individuos e interferem no seu raciocinio bem como direcionam o curso de suas vidas. Aprendeu também sobre lutas sociais e do uso da Educação e Cultura para determinado proposito, assim como o uso de suas muitas instituições, nascida sobre pretesto de ajudar a coletividades, mas que, nas crises responde sempre a interesses particulares.

Sendo que, o COVID-19 DA FICÇÃO A RELIDADE, UMA ABORDAGEM QUE NINGUÉM OUSARIA FAZER DA PANDEMIA DE 2019/2020, não nasceria se não estivesse havido esses estudos preliminares. E falando de estudos, após o curso de Magisterio no ICEIA, o autor fez licenciatura em Educação Física na FAMAM de 2010-2013, onde, ampliou seus conhecimentos: sobre pessoas, isto é, sua essencia e sua aparencia, sociedade civilizada, bem como geo politica, entidade, organizações interanacionais, megacorporações e principalmente um mal antigo da humanidade a exploração do homem pelo homem e seus modos operante para executa-la. Pensando isto não tem fim, há algo sempre se movendo, em todas as eras em todos os tempo para realisar: um admiravel mundo novo, quase que imperceptivel pela maioria das pessoas. São agora duas inquietações: as massas e os que conduzem essa massa ocultamente, deixando nascer outra questão, as muitas crises que acontecem no mundo: são natural ou provocadas? Crises de naturesa politica, religiosa, economica, cientifica e até de saúde. Entendemos assim que a existencia não é ingenua veja:

A existencia merece atenção de todos os mortais, pois ela é desafiadora e para muito enloquecedora, ao ponto de se desistir da propria vida. Há muita pressão e cobrança de toda natureza, vindas de forças ocultas. A vida constantimente traz surpresas que nos acomete o tempo todo e em todo tempo, deixando em cada um suas marcas de alegria, tristezas, dores, frustações, medo, depressão, ansiedade, raiva, angustia impotencia; reação mental e emocional adversa. Na verdade temos que resolver todo tipo de problema, os que nos causamos e os que terceiros causam para nós. Temos que dá respostas constantemente ao que nos são apresentados, independente de quem os causou.

Esses problemas não são entedidos e percebidos na nossa cabeça com clareza, eles são confusos e conturbados na nossa mente na nossa psique. Quando somos acometidos por todo e qualquer tipo de problemas temos que lhe dá respostas, o mais rapido possivel, dizem em 24 horas, no entanto precisa ser acertadas, caso contrario os problemas podem se multiplicar ou crescer ficar gigante e insoluvel para a pessoa, temos saber e entender desses problemas para poder responder a altura de cada problema que nos são apresentados. Logo, essa pandemia estar dentro da nossa leitura e interpretação de mundo de outrora. Ela é a materialização de forças ocultas que desconfiavamos. Questões geopoliticas que veio até nós e nos alcançou por causa da globalização.

O momento que nos encontramos hoje, há muito já havia sido sentido pelo autor, pois, as suas pesquisas indicavam algo grande e poderoso, sendo construido no mundo, um projeto a revelia de nossas vida e vontade. algo que de tempo em tempo destroi vidas, sonhos e rotinas menores, para que essa coisa, que, a tudo devora e destroi se perpetue. isto vem por: crises financeiras, por disputas politicas, guerras, revoluções e agora por pandemias. Essa pandemia é uma ação inovadora sem antecedente na historia, jamais tentada, mas, há elementos claros que evidencia disso. Os paradigmas salvadores de todos os homens bem como todas as suas instituições cairam em descreditos, estão falidas, não que elas eram eficiente e eficazes, mas tinham, credibilidade e alimentavam a esperança de muitos, entretanto hoje o que ficou evidente é que são inoperante e como tudo nesse mundo só controlam as massas e respondem a interesses escusos, obscuros, e parte da massa sabe desse ardil. Ela vê esse ardil na religião, na politica e na economia, que são os donos do mundo. O autor, percebeu a mesma coisa das massas, principalmente na ciencia. E após o curso de lincenciatura na FAMAM fez especialização na Faculdade de Filosofia Ciencia e Letras de Candeias, pois, desejava lecionar no ensino superior e lá se identificou com a linha de pesquisa: uma formação universitaria de qualidade. Sendo o seu TCC O papel do especialista frente a uma formação universitaria de qualidade que combinava com suas observações e pesquisas na FAMAM, onde, desenvolveu uma inquietação: o que fazer quando o paradigma existente, ciencia não é suficiente para melhorar sua realidade profissional? Dando essa inquietação a epistemologia da inteligencia e seu artigo no curso de especialização em Metodologia do Ensino Superior.

Na verdade o inicio de toda problematização foi o seu objeto de formação a Educação Física, que, quando foi apresentada para o autor estava toda descarecterizada, havia inumeros debates sobre a educação física gerando muitos livros de sucesso: a historia que não se conta, o que é educação física e o coletivo de autores, todos debatiam e muito sobre a natureza, a função, o objeto de estudo e um monte de debate interninaveis, onde em um desses livros citados, veio a se dizer, que na decada de 80 a educação física passou por uma crise de identidade, logo, o autor resolveu pesquisar sozinho e se utilizando das tecnicas de estudo academico descobriu o que é Educação Física, fazendo uma pesquisa historica e na busca por entendimento sobre o seu objeto de estudo encontrou falhas e lacunas e obscuridade também na propria ciencia ou na epistemologia do ensino superior.

Pelo que, quando ele foi fazer a especilalização ficou com o tema: a atuação do especialista em metodologia do ensino superior frente a necessidade de uma formação profissional de qualidade, logo, nessas literatura do autor procurou dissertar sobre o assunto, e nessa obra também se pode ver algumas ideias que guiaram o autor em sua pesquisa: a afirmativa de que tudo era relativo, não existe verdade absoluta e ainda a troca de conhecimento verdadeiro e util por conhecimento validos, desconsiderando ignorando ou negando a aplicação pratica do conhecimento e isso trouxe o caos a ciencia. Ou seja enquanto a teoria fica restrita a pesquisas para apresentação de TCC, ela só causa algumas disputa intelectual e politica academica, mas, quando se leva para a aplicação na realidade de qualquer area é prejuizo sem conta, é o que estar acontecendo com o conhecimento cientifico do virus, covid-19 e pandemia.

COVID-19 DA FICÇÃO A RELIDADE UMA ABORDAGEM QUE NINGUÉM OUSARIA FAZER DA PANDEMIA DE 2019/2020, denuncia a aberração que estar acontecendo no mundo, essa pandemia é uma loucura coletiva inacreditável, já tinhamos ouvido falar de mentira universal, no entanto presenciar uma e a inda ser suas vitimas é assustador. Alguém falou uma vez: Eu não posso entender Tanta gente aceitando a mentira. Logo muita gente aceitando a mentira não é novo e verificamos que há tres situações para se aceitar uma mentira universal: as pessoas não tem como saber que é mentira chamamos isso de aceitação por ignorancia e igenuidade, o outro é por beneficio a mentira quando chega até a pessoa ou grupo lhe dá algum tipo de beneficio e em especifico tem muita gente e muito segmento da sociedade do mundo inteiro ganhado muito dinheiro e são os mesmo, os donos do dinheiro. Chamamos isso de aceitação da mentira por ardil e ganancia ou a combinação das duas coisas. Com a pandemia veio alguns paleativo bons, mas, isso não justifica a mentira. Entendemos que isso é maior do que todos os mortais como eu, foi como em algumas guerras muitos sabiam que os motivos da guerra era falsa a exemplo da invasão do Iraque a mentira da fabricação das armas de destruição de massa nunca encontrada e aquela nação perdeu o controle de sua produção de pretoleo. O mundo inteiro soube que Jorge W. Buche mentiu e ficou por isso mesmo, e agora igualmente a pandemia. As provas estão aqui sujeitas a refutação para quem quiser.