Somos capazes de ser racionais? (9/6/2020)

Gostaria que alguém mais inteligente e mais capacitado que eu me respondesse a seguinte pergunta: “Qual o país dito democrático e republicano que vocês conheçam, onde é o judiciário que manda? E em que condições constitucionais aqueles que não foram eleitos pelo voto ditam as normas do país?”

Ontem um amigo, que não direi o nome me falou do seu futuro candidato a presidência da república, um ex-membro do judiciário, ouvi e fiquei pensando, se isso tivesse acontecido há alguns anos atrás eu teria votado, feito campanha, mas hoje eu me encontro diferente e dificilmente votaria novamente em um membro do judiciário para qualquer cargo do executivo, e explico minha opção do momento; votei em um governador, que foi um desmando e um desrespeito à lei impressionante, depois vi com imensa tristeza o que aconteceu e ainda está acontecendo no estado do Rio de Janeiro, e me lembrei ontem de uma fala de um professor de direito, que disse para mim por conta de minhas ideias: “Ninguém quer a verdade, todos são convencidos pelos melhores contadores de histórias”.

Montesquieu pensou nos três poderes, separados, independentes e capazes de desempenhar suas funções, eu enquanto professora sempre ensinei aos meus alunos que o “executivo faz, o legislativo pensa as leis e o judiciário julga segundo as leis” (definição simples para os alunos da segunda série, atual primeiro ano do ensino fundamental); o que tenho visto me remete a uma frase, cujo autor desconheço, mas de um verdade que me espanta, diz assim: “O homem revestido pela toga se acha um deus, e como deus age mesmo quando não possua mais a toga”.

A Constituição de 1988 vem sendo rasgada lentamente, um abuso aqui, uma irregularidade ali, um descaso acolá; e parece que ninguém percebe como isso é perigoso.

Eu não concordo com muita gente, mas eu penso no que essas pessoas falam, fazem; e vou tirando minhas próprias conclusões, o que eu convido todos a fazerem é pensar, ninguém precisa concordar comigo, mas todos precisamos entender que esse país é nosso e que ele é bom, generoso, e que se tivéssemos administradores capazes e honestos seriamos uma grande nação com um potencial para fazer o bem incrível.

Existem alguns documentários, serie e até minissérie na netflix, que se você assistir sem um pré-julgamento vai se impressionar como as verdades ganham formas e cores diferentes dependendo do interesse de quem escreve ou transmite uma ideia.

Pensem!! Pensem muito, porque mesmo que você não perceba o seu voto faz diferença e as ideias que você defende também.

Que Deus tenha misericórdia de nosso país!