TOC

Lave, proteja-se, organize: Imperativos necessários? Do que sua mente quer te salvar? O psiquismo e suas ordens servem a seu senhor ou os pune? Culpe-se, castigue-se, dilacere-se: Talvez tais mandamentos sejam o pano de fundo das primeiras ordenanças. E contra sua força, não importa que a lógica esteja a seu favor. Você canalizou tanta agressão, frustrou-se demasiadamente nos últimos meses, que o Ego apreendeu, em justa proporção, o que tanto projetou, e, agora, vivencia os sentimentos que derivou do contexto em que estava imerso. Ora, sabendo ,neste momento, disso, não percebes, que ao te Torturares, Obssessivamente, Compromete-se em resolver, por meio dos mais insanos ritos, religiosamente praticados, à invasão avassaladora de uma angústia que está colada com a face do que desejas e temes verdadeiramente, a ponto de se salvar nesse gozo? neste sintoma que mantém criptografado a verdade de si, que ainda não suporta elaboração? Em certa medida, não busque calar os Transtornos, as Compulsões, as Obsessões , os Pânicos e as Encenações: há, em todos eles, uma salvaguarda de si mesmo. Então, que tal novos imperativos? Aliás, subjuntivos? Propõe-se, então: Que tu faças, quando dispuseres de coragem para implicar-te em teu sintoma, o endereçamento devido à qualificada escuta; que realize as ruminações e elocubrações, se e quando chegares ao tempo oportuno, pois são condições necessárias à chegar ao sentido dessa suplência sofrível, que te conduz na tortuosa estrada da vida.

Abraão Rodrigues
Enviado por Abraão Rodrigues em 09/06/2020
Reeditado em 09/06/2020
Código do texto: T6971928
Classificação de conteúdo: seguro