O CAMINHO É A THEOSOPHIA
Estamos nos “últimos tempos” desta geração cósmica, e também na expectativa de um maior e mais profundo entendimento espiritual generalizado, previsto conforme Jeremias 23;20 e 30;24. Nessa direção, devemos observar ainda Jeremias 33;3, e concentrar a nossa mente nos textos transcritos a seguir, extraídos do livro “Os Três Princípios da Essência Divina”, cujo autor é Jacob Boehme, o maior Theósopho de todos os tempos, ao qual recorremos, como um recurso poderoso, para sensibilizar os leitores neste momento decisivo. As inspirações espirituais, de que Jacob Boehme é, sem a menor dúvida, o maior recordista mundial dos últimos tempos, correspondem às revelações de pequenas parcelas dos imensuráveis conhecimentos Divinos, cujas revelações antecipam séculos do percurso regular do conhecimento humano. Boehme morreu em 1624, e apesar de decorridos quase quatro séculos da sua morte, os “sábios” das ciências humanas, incluída a Teologia, e os das ciências naturais, incluída a Astrofísica Teórica, ainda não foram capazes de absorver os seus profundos conhecimentos e acabaram, isto sim, se enrolando, aqueles com a “mercoteomancia” e estes com o “demônio” de Laplace e o Bóson de Higgs.
Então, vamos participar da ceia do “pão da vida”, e da “água viva”, com Jacob Boehme.
“Nosso escrito servirá, em seu tempo devido, quando o lírio produzir suas rosas. Pois nestes escritos há muitas rosas nobres, que ainda não podem ser reconhecidas devido às grandes trevas que estão em Babel. Todavia, há um tempo em que eles serão compreendidos em seu verdadeiro espírito”.
“Há uma coisa muito importante a ser observada em Moisés, quanto à sua face resplandecente: ali se verificou se a alma poderia, pela claridade do Pai no fogo, ser suscetível de resgate, caso ela vivesse em sua Lei, que era rígida e devoradora e um forte aguilhão para a alma. Todavia, foi em vão: isso não poderia ocorrer”.
“Contudo, para que a pobre alma do homem pudesse ser libertada da morte eterna e ser engendrada de novo no Filho da Virgem, a nobre Virgem (Sofia) indicou (ou profetizou) ao homem, pelo espírito dos profetas: a semente da mulher (ou o Filho de Maria), sua encarnação, seus sofrimentos e sua morte, o que ocorreu após 3970 anos. E então essa Palavra da promessa tornou-se homem – essa Palavra que Deus Pai prometeu a Eva e Adão no Paraíso no jardim do Éden, quando eles caíram no pecado, a qual se representou (ou imprimiu) no centrum da vida, por meio da qual todos os homens que vêm a Deus são justificados”.
“O leitor não deve entender aqui que a Palavra para a Encarnação veio então pela primeira vez aqui embaixo, a partir do mais alto do Céu além das estrelas, para tornar-se homem, como o mundo ensina em sua cegueira. Não! Quem se tornou homem foi a Palavra que Deus disse a Adão e Eva no Paraíso, a que se referia ao quebrador da serpente. Essa Palavra se representou (ou imprimiu) – (vide Jeremias 31;33) – nas portas da Luz da vida, subsistindo interiormente no centrum das portas do Céu e esperando perceptivelmente na mente dos homens santos até essa época. Essa Palavra Divina entrou de novo na Virgem da Sabedoria Divina (ou Sofia), que fora colocada junto do Verbo na alma de Adão, para ser uma Luz e foi dada ao Verbo como auxiliadora”.
“(...) Quem enviarás a ele para reconciliá-lo contigo? A Mãe de Jesus? Oh, não! Homem, isso não servirá para nada. Ele não absolverá tua maldade mediante tuas prostrações falsas; ele não conhece as cartas que lhe envias pelos santos, que estão em repouso diante dele, no elemento celeste”.
“Eles não fazem intercessão alguma por ti; o que também não serviria de nada. Tens de ser engendrado de novo através de um sincero arrependimento e através da penitência. Tens de descer de tua besta, atravessar a pé com Cristo o córrego de Cedron, em direção aos seus sofrimentos e à sua morte, e ressuscitar com ele de seu túmulo. É necessário que tu mesmo vá, pois nenhuma outra pessoa pode salvar-te. Tens de entrar no nascimento de Jesus Cristo e tens de ser, por meio dele, concebido pelo Espírito Santo: tua alma tem de ser engendrada (ou reengendrada) dos quatro elementos, na Palavra, e tornar-se um novo homem em Cristo, no elemento puro e santo, na água do elemento da vida eterna. Tuas ficções e invenções anticristãs de nada te servem. Pois, como se diz: “Tal qual é a fé de um povo, tal é também o Deus que ele tem para abençoá-lo”.
“No entanto, para que os filhos da pobre Eva fossem socorridos era preciso que viesse outra Virgem, e que ele nos engendrasse um filho, que então fosse Deus conosco e Deus em nós”.
“No momento da queda, a Palavra de Deus Pai (e na Palavra a Luz) entrou, através do Espírito Santo, no elemento santo, na casta Virgem da Sabedoria de Deus, e fez um pacto precioso de tornar-se uma criatura nessa Virgem, de arrancar do demônio sua força na cólera e de quebrar o reino dele. Esse Cristo quis lançar-se na humanidade perdida e, com sua entrada na morte, separar de nós o colérico Inferno e o reino deste mundo. Deus Pai, imediatamente após a queda, manifestou no jardim do Éden essa Palavra da promessa da semente da mulher. Ali o Cristo imediatamente se entregou (na aliança eterna) ao centrum da luz da vida. Com isso, ele separa da cólera de Deus e do reino deste mundo todas as almas humanas que se aproximam dele e a ele se entregam (no momento da morte de seus corpos), e os introduz no elemento puro do Paraíso, na casta e pura Virgem (Sofia), para ali esperarem, numa grande doçura, até que Deus quebre o reino deste mundo, com as estrelas e os elementos, Então o elemento puro instantaneamente se porá no lugar da extrageração, e ali o novo corpo deve crescer e se elevar na alma, no elemento santo (que está) diante de Deus pela eternidade”.
“Se quisermos agora considerar sua preciosa encarnação, devemos abrir bem os olhos do nosso espírito e não pensar tão terrenamente como atualmente se faz em Babel. Devemos considerar bem, como Deus tornou-se homem; pois as Escrituras dizem que ele foi concebido sem pecado e engendrado de uma Virgem pura. Querida mente, pensa que espécie de virgem era: pois tudo o que é nascido da carne e do sangue deste mundo é impuro, e nenhuma virgem pura pode ser engendrada deste sangue e desta carne de corrupção. A queda de Adão quebrou tudo: tudo está sob o pecado e nenhuma virgem pura é engendrada da semente do homem. E, no entanto, esse Cristo foi concebido sem pecado e engendrado de uma Virgem pura”.
“Aqui, os eruditos das escolas deste mundo se calam, e o aluno nascido de Deus avança para ensinar sobre esse nascimento. Pois o espírito deste mundo não conhece (ou sabe) nada além disso. Para ele isso é uma loucura: e, se ele vai mais longe, então está apenas em Babel: em sua própria razão”.
“Assim, estabelecemos aqui, conforme nosso conhecimento, que a Virgem pura e casta na qual Deus Filho foi engendrado (ou nasceu), é a Virgem pura e casta (que está) diante de Deus, e é uma Virgem eterna (a Sofia). Antes que o Céu e a Terra fossem criados, ela era uma Virgem, e além disso, era inteiramente pura, sem a mínima mácula. E essa pura e casta Virgem de Deus, colocou-se em Maria, quando ela (Maria) (foi criaturizada corporalmente) ou se encarnou, e seu “novo homem” esteve no elemento santo de Deus. Por isso, ela foi bendita entre todas as mulheres e o Senhor estava com ela, como o anjo disse”.
“Se queres orar a Deus, então pede a teu Pai celeste, em nome de Seu Filho Jesus Cristo, para seres iluminado pelo Seu Espírito Santo, para que Ele se digne a perdoar teus pecados, mediante os sofrimentos e a morte dele, e a dar-te o que é bom para ti e para tua salvação”.
Os “mergulhadores” e os “alpinistas” que são persistentes na busca do conhecimento espiritual, têm em Boehme, os utensílios necessários para os “mergulhos” e as “escaladas” em busca da Virgem Imaculada Sophia (a Sabedoria). Nestes tempos conturbados, que sinalizam o futuro tenebroso à nossa frente, a consciência da realidade inevitável, sugere a busca do conhecimento de Deus, como o refrigério para a nossa Alma.