MENTALIDADE DE COMPUTADOR
Assim que os computadores passaram a ser populares, dizer que "fulano tem uma mente de computador" se tornou sinônimo de inteligência, o mesmo que dizer que aquela pessoa tem uma mente brilhante. Mas será que essa metáfora ainda é válida? Mentalidade de computador ainda possui esse mesmo significado?
Os computadores funcionam através do código binário, isto é, a linguagem eletrônica dos números zero e um que, em várias combinações, formam os mais variados caracteres que conhecemos, desde todas as letras do alfabeto e numerais até os alfanuméricos, como o "#" (hashtag) e o "@" (arroba). Logo, apesar de toda a capacidade de armazenamento de memória dos computadores e suas múltiplas tarefas, toda a base de seu processamento se dá apenas no 0 e 1. No entanto, com o ser humano não está ficando diferente. Mas como assim?
Parece que cada vez mais a grande maioria das pessoas só estão pensando de forma binária, ou seja, do tipo "se não isso, então aquilo", "se não concorda com isto, só pode ser o oposto", e por aí vai. Muita gente que possui suas crenças, ideologias e valores, além de não querer sequer mais debater e ouvir o que o outro lado tem a dizer, cegaram de um jeito que nem para abrir um pouco a mente e enxergar que haja muitas outras possibilidades além do seu oposto estão dispostas. E ai de quem apenas não concordar com elas! Pois imediatamente já é taxado de estar do lado oposto sem que a pessoa esteja em nenhum dos dois, mas apenas por discordar de seu ponto de vista ou não andar ao seu lado. Isso lamentavelmente está nos levando a uma nova barbárie, a polarizações cada vez mais radicais e intolerantes.
Enquanto as máquinas estão ficando com o passar do tempo mais sofisticadas e aprimorando sua inteligência artificial, ainda que seu princípio seja o código binário, os seres humanos caminham cada vez mais para a sua própria burrice natural fazendo o caminho inverso das máquinas, só se voltando para os "zeros ou uns". Talvez seja hora de repensarmos se ter mentalidade de computador seja sinônimo de inteligência, a não ser que com a evolução das máquinas a inteligência delas ultrapasse a nossa e o elogio vire moda novamente.