HAJA LUZ O APOGEU ESPIRITUAL

Jacob Boehme (1575-1624), sapateiro alemão, foi muito além das sandálias, tornando-se o maior Teósofo de todos os tempos. Seu primeiro emprego foi de pastor de ovelhas em Lands-Krone, numa montanha nos arredores da cidade de Gorlitz. A sua única educação foi recebida na escola da cidade de Seidenburg, que ficava a uma milha de sua casa. Aos catorze anos aprendeu o ofício de sapateiro, que exerceu em sua vida. A partir de 1600, Boehme começou a obter experiências espirituais, cujas revelações ele assim descreve: “Abriu-se para mim um longo portão e em um quarto de hora vi e aprendi mais do que veria e aprenderia em muitos anos de universidade”. A partir daí, mais preocupado em não esquecer as revelações que recebia, Boehme passou a escrever para si mesmo sobre elas, e assim surgiram suas vastas obras sobre a Teosofia, no curto período da sua existência, pois faleceu em 1624, com apenas 49 anos de idade. Passaram-se quase 400 anos, e até hoje não se conhece outro Teósofo que possa ser comparado a Jacob Boehme, e nem quem tenha sido capaz de alcançar a plena compreensão da amplitude e da profundidade das suas revelações.

Vejamos a seguir, a descrição da Divindade, na geração e exposição do próprio Universo, pela ação dos sete Espíritos do Pai, onde o não fundamento produz o fundamento associado, (-1+1+-1=+-1), e as Trevas e a Luz ficam suspensas uma na outra. (Livro A Aurora Nascente - Jacob Boehme)

A – O Pai em Si mesmo, sem nenhuma diferenciação ou distinção; o Absoluto indiferenciado e infinito; o Não-Ser que está para além do Ser e do Não-Ser; o Sem-Fundo.

B – A Tri-Unidade Divina, anterior à manifestação.

1 – A Vontade do Sem-Fundo de revelar-Se e conhecer-Se. A primeira determinação do Indeterminado. Esta primeira Vontade chama-se Deus-Pai.

2 – A Apreensão da Vontade num centro, através do qual Deus se contempla no espelho da eternidade do Sem-Fundo. Este centro é Seu Coração ou Deus-Filho.

3 – A Exalação da Vontade, Deus Espírito Santo, raiz do movimento eterno, que exprime e diferencia as idéias ou potencialidades da Sabedoria Divina, apreendidas e contempladas pelo Filho, tornando assim a Sabedoria oculta e indiferenciada, manifesta e diferenciada.

C – As sete Essências, Sementes, Forças ou Espíritos da Natureza (Deus-Pai)

1 – Adstringência – O desejo obscuro e contrativo que surge na primeira Vontade para manifestar as idéias e potencialidades substancialmente. Como a Vontade-Pai não tem diante de Si nenhuma substância com a qual possa manifestar o que contempla na Sabedoria, atrai-Se poderosamente a Si mesma e cria um fundo tenebroso.

2 – Amargor – O movimento expansivo que surge na Vontade atraída e aprisionada na treva do desejo adstringente, pois ela quer escapar da escuridão e do aprisionamento.

3 – Angústia – A dor e o movimento rotatório que resultam do combate entre as duas forças contrárias que surgiram na Vontade.

4 – Calor, relâmpago ou fogo. Do atrito entre as três primeiras forças: contrativa, expansiva e rotativa, resulta o Calor e, deste, o relâmpago, quando a Vontade se liberta das trevas do adstringente e contrativo desejo e introduz a liberdade na angústia das três primeiras forças.

5 – Amor – Quando a liberdade é introduzida nas três primeiras forças, elas se abrandam e se entregam suave e amorosamente umas às outras, tornando a constituírem-se numa Unidade. De contrárias, tornam-se complementares.

6 – Som ou Tom – Quando a Vontade se liberta e ilumina as Forças severas e contrárias, surge primeiro o estalo do relâmpago, depois um ressoar das Forças entremescladas.

7 – Tangibilidade ou Corporalidade – A interação das seis primeiras engendra a substancialidade, permitindo que as ideias arquetípicas não substanciais adquiram corpos tangíveis e venham à existência manifesta.

A ascensão, a precipitação e, em seguida o oblíquo que, pela rotação da roda na essência adstringente, sai de cada lado como uma cruz, ou sai a partir de um ponto em direção ao oriente, ao ocidente, ao norte e ao sul. Pois do movimento, do manar e da ascensão do amargor no relâmpago do fogo, resulta uma geração crucífera, visto que o fogo vai para cima, a água vai para baixo, e a essência do amargor move-se horizontalmente.

Para os mergulhadores e alpinistas, os persistentes, que buscam a evolução dos conhecimentos espirituais, recomenda-se o estudo das obras de Boehme, especialmente os livros A Aurora Nascente e Os Três Princípios da Essência Divina.

Com relação a Jacob Boehme, um simples e humilde sapateiro, e a sua transformação no maior Teósofo de todos os tempos, podemos verificar o texto bíblico:

I Coríntios 1:26 a 31- Irmãos, observai o vosso chamado. Não foram chamados muitos sábios, segundo critérios humanos, nem muitos poderosos nem muitos nobres. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas absurdas do mundo para envergonhar os sábios; e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós sabedoria da parte de Deus, justiça, santificação e redenção, a fim de que, como está escrito: Quem se gloriar, glorie-se no Senhor.

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 01/06/2020
Código do texto: T6964505
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.