ENERGIA EM BUSCA DA SABEDORIA
O Fogo, o Pai, está no nosso Cérebro. A Água Viva, o Filho, está no nosso Coração. O Ar, o Espírito Santo, está nos nossos Pulmões. O Cérebro, o Coração e os Pulmões, são as nossas três turbinas que geram em conjunto, a nossa Energia Vital. Compete-nos administrar a utilização da nossa Energia Vital, privilegiando as nossas opções diante das nossas circunstâncias. Não podemos desperdiçar o tempo, porque o nosso percurso é muito pequeno, e não podemos desperdiçar nossa Energia Vital, porque a nossa vida útil é curta, exatamente na proporção do tempo. Resta-nos tomar a decisão:
1- Apanhar os apetrechos para o alpinismo, e os apetrechos para os mergulhos, abandonar o conforto da planície, e mergulhar nas profundezas, e depois escalar a alta montanha onde fica o Palácio da Virgem Imaculada Sophia, em busca do conhecimento e da Sabedoria. Ou...
2- Continuar usufruindo do conforto da planície, no meio da confusão, assediado pelas inquietações e pelos tormentos produzidos pela ansiedade e pela angústia, por não encontrar as respostas às indagações que invadem os pensamentos.
Sophia está sempre aguardando os intrépidos alpinistas e mergulhadores, para conceder-lhes o Galardão! A Glória da Sabedoria e da Salvação. Ei-la:
Eclesiástico 24;1- A Sabedoria louvará a sua alma, e se honrará em Deus, e se gloriará no meio do seu povo. 2- E abrirá a sua boca nas assembleias do Altíssimo, e se gloriará à vista do poder do Senhor. 3- E será exaltada no meio do seu povo, e será admirada na plenitude dos santos. 4- E na multidão dos escolhidos terá louvor, e entre os benditos será bendita, dizendo: 5- Eu saí da boca do Altíssimo, a primogênita de todas as criaturas; 6- Eu fiz com que nascesse nos céus uma Luz que nunca falta, e como névoa cobri toda a terra; 24- Eu sou a Mãe do Amor Formoso, e do temor, e do conhecimento, e da santa esperança. 25- Em mim há toda a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude. 26- Passai-vos a mim todos os que me cobiçais, enchei-vos dos meus frutos; 27- Porque o meu espírito é mais doce do que o mel, e a minha herança vence em doçura o mel e o favo.
Sabedoria 7;7- Por amor disto desejei eu a inteligência, e ela me foi dada; e invoquei o Senhor, e veio a mim o espírito da sabedoria; 8- E a preferi aos reinos e aos tronos, e julguei que as riquezas nada valiam em sua comparação. 9- Nem pus em paralelo com ela as pedras preciosas; porque todo o ouro em sua comparação é um pouco de areia, e a prata será reputada como lodo à sua vista. 10- Eu a amei mais do que a saúde e do que a formosura, e me resolvi a tê-la por luz, porque a sua claridade é inextinguível. 26- Porque ela é o clarão da luz eterna, e o espelho sem mácula da majestade de Deus, e a imagem da sua bondade. 28- Porque Deus a ninguém ama senão ao que habita com a sabedoria.