VIVENDO NO FUNDO DO OCEANO
O fundo dos oceanos, além de ser um grande mistério por não conhecermos toda a extensão das profundezas das águas e as criaturas que lá podem habitar, tem uma pressão aquática muito grande, sendo que quanto mais fundo, maior a pressão. Pois bem, e se eu te dissesse que podemos estar vivendo no fundo de um oceano?
Boa parte de nossas vidas, pra umas pessoas mais e pra outras menos, variando conforme o local ou época em que vivemos, uma coisa é certa: somos pressionados o tempo todo. E essa pressão muitas vezes se dá até sem percebermos. Somos impelidos a usar ou não usar tal tipo de roupa; estudar ou não estudar; seguir determinadas carreiras; ficar mais bonito/a; ter dinheiro; ter bens; casar ou ficar solteiro/a; seguir ou não seguir tal modo; ter certo tipo de comportamento; ser aceito socialmente; e por aí vai. Agora claro, não se deve confundir quando agimos erroneamente e somos corrigidos ou punidos com certa pressão, o que é bem diferente.
Infelizmente, toda a pressão sobre nós, seja pela família, pelos amigos ou pela sociedade como um todo nunca terá fim, por mais maduro e independente que você seja, visto que sempre surgirá uma nova pressão em nossas vidas. No entanto, é possível sair das regiões abissais, pois não precisa de você permanecer sempre no fundo da "Fossa das Marianas da vida" como uma criatura cega e escondida, mas você pode nadar para mais perto da superfície e ser mais imponente e exuberante, como as baleias.
Mas lembre-se, tudo na vida tem um preço. Pois ao nos tornarmos mais livres e menos pressionados, seremos alvos maiores e mais cobiçados pelos caçadores.