DESABAFO

A ÚNICA SORTE do brasileiro, é ter nascido num lugar “bonito” E mesmo assim, cedo ou tarde nem isso mais será possível, mais será possível?! Propositalmente a 1a coisa que fiz quando abri os olhos hoje, foi percorrer sites de notícias. “pronto, agora que li alguns, vamos aos comentários (Facebook e etc)”. É um verdadeiro bombardeio de desânimo e acusações onde NINGUÉM assume sua parte da culpa. Eu ainda gosto de ser brasileiro, é masoquista… mas, gosto. Ainda temos um contingente magnífico de pessoas essencialmente boas. E que conseguem levantar da cama, mesmo sabendo que – de um jeito ou de outro – com esquerda, direita, ou meiota – ainda seremos pobres assistidores de novelinha, consumidores de shows milionários de bandas que mal sabem o que é música, jogadores de futebol que: juntos, dariam uma “boa forcinha” na fome e miséria de favelas inteiras - que diga-se de passagem, são suas antigas casas - e até pequenas cidades. Estamos falando de bilhões, amigos. Bilhões pra fazer o que você faz DE GRAÇA, na praia aos sábados. A gente liga a TV… e a gente ama rebolar, e a gente adora mulher pelada, gente pelada, treta, putaria, e barracos diversos... e a gente ama cervejas baratas e geladas, temperadas com mijo de rato na borda.

A PRINCIPAL CARATERÍSTICA do brasileiro – e isso independe de partido e de “Político de Estimação” - é a corrupção enraizada. E quando falamos em corrupção a imagem que vêm, sempre será a de um candidato alá “Casseta e Planeta”, em cima de um engradado vazio oferecendo promessas a uma família preta, com um cara suado, brilhoso nos olhos… e sua mulher grávida segurando um bebê num braço e uma criança magrela e chorosa no outro. Porém, a extrapolação não passa de PROJEÇÃO. Uma projeção em HD do que somos, em mínimos detalhes.

A POLÍTICA BRASILEIRA sempre estará num lugar entre terrível… a medíocre. Porque O BRASILEIRO NÃO MUDA, E NÃO QUER MUDAR. O brasileiro vive (e pensa, e age) de maneira terrível… a medíocre. E não se pode esperar que líderes sejam o inverso daqueles que lhes deram lugar de fala e de decisão. Vou citar algumas cenas que vi AINDA ESTE ANO, não na TV, não no computado, mas PESSOALMENTE e que independente do presidente vigente, teriam acontecido mesmo assim:

1 – Meninas com menos de 14 anos dançando funk, pagode e etc. Muitas vezes bêbadas e em frente a botecos (ou em vídeos na internet). Enquanto “garotos” de 17, 18 e MUITOS adultos de soslaio, permanecem parados bebericando cerveja, de pau duro, molhando os lábios com a língua. - Quando foi que eu vi isso? Todos os finais de semana da minha vida adulta, seja em Lençóis, Salvador ou qualquer lugar.

2 - Idosos se engalfinhando em filas de farmácia e supermercados, querendo decidir “quem é mais PRIORIDADE que quem”, sendo que conseguem todos os dias ir A PÉ até o mercado.

3 - (Mais filas?) E aquela pessoa que sempre tem “uma perguntinha rápida” pra se fazer ao cara do caixa, e acaba muitas vezes sendo praticamente atendido, enquanto você e outras pessoas estavam ali, mudas e pacientes há HORAS? - Isso não é partidário, amiguinhos. Isso é comportamento de comunidade.

4 – Total desrespeito a religião do próximo.

5 – “Proibido estacionar”. E lá veeem um carrinho devagarzinho. Playboy dirigindo ou VOCÊ dirigindo. Uma desculpazinha surgirá. O usual: “ahn, só hoojee.”. Ou aquela olhadinha em volta “sem guardinhas? A barra tá limpa… vamos lá!”. - Mas é proibido, e é lei. E a gente sabe que é… e a gente continua fazendo. É crime.

6 - Deficientes perdendo os ônibus. Idosos em pé em coletivos lotados. Gente fingindo dormir pra não dar o lugar. Lixo no chão, cuspe no chão, gente morando no chão, você não? Parabéns.

7 - “Fica pra próxima, amigo”, diz ao carinha que te ajudou a estacionar o carro e você NÃO PAGOU, E NAO NEGOU AJUDA. “fica pra próxima”.

8 - Música num restaurante? Romântico! CHIQUE! Mas “os 10% do músico são opcionais? Se não for, ”bye-bye!””.

9 - Concursados trabalhando como se “fizessem favor”. Doa a quem doer, EU não me lembro de ter sido bem atendido… em nenhuma área… por uma pessoa concursada e (doa a quem doer) discordo totalmente de emprego vitalício. É você sem “precisar ser bom”, por estar num lugar “privilegiado”. É você, SENDO CORRUPTO.

Enfim, eu sei que foi chato (kkkk) falar tanto... e listar essas “imbecilidades-triviais-nacionais” (até eu achei um porre), mas no final das contas o que quero dizer é que: se você é, ou passa a imagem de um idiota… em sua rua, em seu bairro, dificilmente você conseguirá “projetar um líder” pra si. Independente de partido, você se beneficia explorando, “ganhando vantagens” então nem um síndico de condomínio você pode escolher. Você é um incapacitado. Um corrupto palpável, abraçável, beijável. Uma catapora bem próxima. Cacarejando sobre uma mudança de fora pra dentro, invertida e heroica. "Messiânica".

O Messias no poder está longe de ser messiânico. Os presidentes anteriores estavam longe de ser heroicos também. E longe de serem SUFICIENTES. Isso porque você não pode eleger um cisne pra cuidar de um criatório de ratazanas. Ou você se torna algo grandioso e bonito, e dissemina o exemplo. ...ou ficaremos sempre no: “mas e o PT”, e o (ridículo e inútil) “EU AVISEI”. Enquanto o mundo segue sem menor respeito por nós. Somos LITERALMENTE considerados o país mais idiota do mundo atual. E não é UM ou 20 ou 30, 40 idiotas no poder que constroem a imagem sozinhos. É uma cultura local, é um modo de ser, agir... falar. É um auto-respeito utópico.