QUAL É O VALOR DA HONRA?

Será que vale a pena ainda ser honrado? Qual é o valor da honra?

Antes de mais nada, não quero destacar aqui a questão cultural e temporal da honra, isto é, sobre ser mais ou ser menos valorizada conforme cada povo ou nação e a diferença de seu valor de outrora para hoje. Apesar disso nos exercer grande influência, o que quero colocar aqui é sobre o valor individual, o quanto cada um de nós ainda possa estar disposto a manter ou defenestrar nossa honradez.

A honra é um princípio que engloba dentro de si a lealdade, a ética, valores morais, coragem, boa reputação e virtudes, o que lhe confere um alto preço. No entanto, em nome da honra, inúmeras vezes abrimos mão de aproveitar bons momentos na vida, perdemos chances que talvez nunca mais teremos novamente, deixamos de lado muitos prazeres e deleites. Em nome da honra também corremos sérios riscos, perdemos amizades, ganhamos inimigos, nos é tirada a paz.

Mas afinal, será que todas essas coisas pagariam o alto preço da honra? Quais bons momentos e prazeres? Quais chances na vida são essas? Qual qualidade de amigos ou inimigos a ganhar ou perder? Que tipo de paz?

Bom, não se pode ter tudo na vida, pois tudo é uma questão de escolha. Cabe a cada um se decidir.