"Como a ti mesmo (a)"

"E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Marcos 12:31)

Ao ler esse mandamento sempre entendi que o foco fosse o amor ao próximo, mas hoje entendo que esse é um dos focos. O outro enfoque, que não menos importante é: "como a ti mesmo (a)". Sim, existem muitas pessoas, principalmente mulheres, que amam o outro mais que a si mesmas: seus filhos, seu marido. E isso não é saudável, não é sábio, por fim, não é o que Deus pensou e desejou para ninguém!

A mulher tende a se doar, a se entregar por completo, o homem nem sempre, (sem generalizar) nem todos. Sem a pretensão de comparar mulheres e homens, percebo que as mulheres precisam compreender esse versículo por completo, pois elas (sem generalizar), a maioria delas carece de encontrar urgentemente o AMOR PRÓPRIO. Sim, esse foi um dos focos de Deus no versículo acima. Para amar outras pessoas precisamos nos amar primeiro, precisamos estar completas primeiro, precisamos entender quem somos, e a importância que temos (senão para outros, para nós mesmas e para Deus).

É importante ressaltar que quem somos e a importância que temos independe de outras pessoas. Não digo isso no sentido de considerar-se autossuficiente, ou pensar que você se basta, mas sim, no sentido de que você não precisa de um homem para te completar, nem mesmo filhos. Não! Você já é um ser humano completo. Você precisa se amar antes de um namorado, marido e filhos, pois se depender deles para ser feliz, quando os alcançar, perceberá que continua infeliz e vazia, porque felicidade não está em ter marido e filhos. A felicidade está em se amar, se respeitar, se compreender, lutar pelos seus sonhos, fazer o que te faz bem, dentre outras coisas... O autoconhecimento, o autocuidado, faz de você bem resolvida, pronta para amar os outros sem se machucar ou machucá-los. Do contrário, todo relacionamento em que você entrar, é possível que você desenvolva uma carência, uma dependência excessiva, sentimentos destrutivos, que te fazem sofrer, fazem o outro sofrer e minam relacionamentos.

Você precisa se amar, independente da presença e do amor de outras pessoas. Quando se é desprezado, aprende essas coisas: nesse caso você pode se render a tristeza, ou se amar, se cuidar, se movimentar rumo a sua melhor versão, estudar, avançar, lutar por seus sonhos.

Quando alguém (namorado, marido, filhos) vê isso em você, passa a te amar mais. Afinal, se nem você se ama, como outra pessoa pode te amar? Como pode dar algo que não tem para si? Dar seu amor a outro e não se amar? Não faz nem sentido.

Mulheres, se amem, zelem dos seus sentimentos, se admirem, sejam fortalecedoras de si, e não mais uma a se julgar, se culpar, se martirizar, se diminuir. Compreenda seu valor, que independe da aprovação ou do amor de outras pessoas.

Se alguém (namorado, marido, filhos) te desprezar, se te deixarem sozinha, lembre-se que há um Deus que te ama. Que te considera preciosa como a "menina dos olhos" Dele. Há beleza na solitude. Ame estar a sós consigo. És sua melhor companhia (o tempo todo). Deus te trouxe até aqui. Ele te permitiu ser quem é, passar pelas experiências/vivências que passou. Ele preenche as lacunas, o vazio do seu coração, Ele sim tem esse poder. Ele te conhece mais do que você mesma. Se quer se doar, entregar seu coração por completo, faça isso ao único que fez por merecer, morrendo na cruz por você, ao único que te ama de verdade, plenamente e incondicionalmente: JESUS!

Ghane Kelly Gianizelli
Enviado por Ghane Kelly Gianizelli em 17/05/2020
Reeditado em 13/06/2020
Código do texto: T6949967
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.