Viva com o tempo, não contra ele
O tempo é uma incógnita, talvez seja a maior incerteza da humanidade, nunca sabemos quanto tempo ainda temos para amar alguém, quanto tempo ainda temos para desfrutar do privilégio do viver, quanto tempo ainda nos resta para contemplar a beleza da vida. E nessa incerteza que nos acompanha desde o nascimento precisamos assumir uma postura sábia e entender que o atual instante pode ser o último.
E quando nos convencemos desse pensamento, quando finalmente aceitamos o quão efêmeros podemos ser, aprendemos que perder tempo é o maior dos erros que podemos cometer, mas, ao contrário de outros erros dos quais podemos nos arrepender, tornar atrás e tentar concertar, esse erro não nos permite retroceder, uma vez perdido o tempo não é recuperado, ao contrário, quando enfim acordamos e percebemos o desperdício passamos a viver desesperados por compensar cada segundo desprezado, no entanto o sentimento de culpa e insuficiência persistem em nos incomodar, continuamos a sofrer pelo passado que deixamos de viver e o futuro não nos assegura a compensação.
Portanto, não apenas precisamos, devemos ser mais críticos em nossa forma de viver, devemos assumir a nossa existência como algo precioso e ignorar rancores, livrar-nos de mágoas, afastarmo-nos de preconceitos, evitar os julgamentos e abster-nos das condenações. Se pararmos para pensar, se entendermos que esse pode ser o último segundo, descobriremos que há coisas mais valiosas pelas quais precisamos doar nosso precioso tempo, há coisas mais enriquecedoras que valem o tempo investido. Pode ser tarde demais quando formos esclarecidos que perdemos chances incríveis de conhecermos histórias inspiradoras e de escrever uma história admirável.
Viver bem é viver com o tempo e não contra ele.
< Texto de @Amilton.Jnior >