A POESIA É ARTE


O que seria do mundo sem a poesia? Revelar os sonhos enfáticos, os sentimentos profundos em linhas escritas com avidez de expressar uma arte tão sublime, traz uma satisfação desmedida, deixando a alma em transe por levar ao mundo uma comunicação divina, sim eu digo: divina, porque Deus alimenta a mente do poeta na alegria causando arrepios ao leitor, sorrisos, emoções, lágrimas ou na tristeza, quando por trás da dor esconde-se uma beleza tímida, retraída que o tempo haverá de refinar e transformar em algo positivo. Seja quem escreve de forma rebuscada com rimas e métrica ou na maneira mais simples brincando com a escrita, letras que se unem e formam palavras abraçando um linguajar informal, mas vibrante, entusiástico, lúdico, nostálgico, nunca enfadonho, pois a intenção é sentida por quem lê e tem a sensibilidade de perceber que poesia se evidencia no desejo de exteriorizar sentimentos compartilhando-os da maneira mais instigante. Há uma frase de Nietzsche que diz: 'Sem a música, a vida seria um erro'. Eu diria que: Sem poesia não haveria a ciranda, o alaúde e a voz do trovador estariam em silêncio, na prosa não haveria rosa, a natureza não seria exaltada nas três fases da lua, o sol não iluminaria quadras, tercetos e os sonetos não teriam Camões com seus honoráveis versos afirmando: "Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói, e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer."

( Luís Vaz de Camões).



 

Verdana Verdannis
Enviado por Verdana Verdannis em 08/05/2020
Reeditado em 23/04/2024
Código do texto: T6941595
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.