Dia Das Mães 2020

O que falar sobre essas pessoas mágicas, únicas, insubstituíveis, ímpares, que fazem os adjetivos faltarem para que suas qualidades sejam expressas? O que falar sobre essas mulheres fortes, cheias de afeto e amor que com um simples toque são capazes de aliviar a dor? O que falar sobre essas pessoas nas quais encontramos o refrigério de um abraço e a calma de um carinho? O que falar sobre nossas mães, amigas fiéis, parceiras eternas?

Poderíamos escrever um milhão de palavras para tentar descrever o que é ser mãe, o que é ter uma mãe, o que significa essa palavra tão pequena em estrutura, mas infinitamente imensa em seu significado, o qual, incontestavelmente, em muito se assemelha ao amor incondicional, ao amor que não mede esforços, ao amor que é capaz de ultrapassar barreiras e se colocar em lutas intensas. Porém, essas um milhão de palavras seriam insuficientes, ainda assim teríamos a sensação de não termos alcançado nosso objetivo, a explicação é simples, o amor se pode explicar? Para cada um ele não tem uma representação? Assim é com nossas mães, para cada um de nós a nossa é a melhor do mundo, chegamos à conclusão de que todas as mães são as melhores do mundo.

Essa é a uma homenagem a essas mulheres que, cheias de boas emoções, deixam de lado o cansaço para cuidar, deixam até mesmo o autocuidado para cuidar de outra pessoa, colocam-se em segundo plano para que aqueles que trouxeram ao mundo tenham prioridade em suas vidas. Não se afogam em egoísmo, em um mundo repleto de competição e mesquinharia, nossas mães se desvestem para nos vestir se assim for necessário. Quantas histórias não ouvimos de mães que deixaram de comer para que seus filhos se alimentassem? Que deixaram de comprar algo que desejavam para que seus filhos sorrissem com algo que eles queriam? Onde encontramos um amor tão caridoso e fraterno assim? Não são elas merecedoras de toda a admiração, de todo a gratidão e de todo o reconhecimento?

Que nesse Dia das Mães possamos dar o maior presente do qual elas são dignas, que não as presenteamos apenas com flores ou chocolates, perfumes ou vestidos, mas que em primeiro lugar possamos presenteá-los com nossa honra, com nosso amor, retribuindo todo o esforço que a nós um dia foi dirigido para que hoje estivéssemos onde estamos. Não importa se a sua mãe é de sangue ou de consideração, não importa se os laços que nos unem são sanguíneos ou não, importa que o maior de todos os laços nos envolva, importa que o amor nos amarre uns nos outros! Que o amor encha o nosso dia, encha os nossos corações, encurta as distâncias que por algum acaso se colocou entre nós, que desfaça os desentendimentos que porventura esfriaram os nossos sentimentos, que ele nos aproxime e nos reúna, que ele nos aqueça e se faça presente por toda a eternidade. Que o amor entre mãe e filho possa superar qualquer barreira, possa ser maior que qualquer desventura, ele é incalculavelmente valioso para que seja desperdiçado.

Um feliz dia das mães!

< Texto de @Amilton.Jnior >