As Forças Cósmicas

A cosmologia em resumo é o estudo do universo, ou seja, a origem de tudo. Perfeito como chegamos até aqui, desde a formação dos nossos órgãos, a natureza, até o oxigênio que respiramos. Às vezes me pergunto, existiria algo mais propicio ao ser humano do que a dadiva de viver?

Existem diversas hipóteses sobre a origem, a maioria sofre influências socioculturais. As teorias mais aceitas são as; do big-bang que é a mais aceita pelos cientistas, eles afirmam que a evolução partiu de uma grande explosão no espaço, já o cristianismo tende-se a fé no criacionismo (Gênesis 1:3 e disse Deus haja luz e houve luz) e o budismo que não tem como princípio nem a criação, nem a evolução, mas sim a simultaneidade dos acontecimentos e “ tem como preceito a reencarnação do ser humano de forma a prender-nos aos sofrimentos do mundo material” citou a professora de História Juliana Bezerra em sua matéria sobre o assunto. Dentre tantas, difícil escolher apenas uma teoria, pois elas se complementam em múltiplos sentidos. Portanto seria interessante se houvesse uma proposta, de unificar todas as teorias em apenas uma, é consequentemente torna-la universal, sendo assim promoveríamos a paz e a razão em todo planeta, um sonho quase impossível, mas parece tão necessário.

Independente das hipóteses nenhuma delas tem como sentido ou objetivo a autodestruição fica bem explicito se estuda-las. Mas insistimos tanto nesse “não-objetivo”, a poluição, o desmatamento, as guerras, e muitos outros motivos tão desnecessários que praticamos que nos levam a destruição a longo prazo. Isso prova que não somos os seres mais organizacionais que existem.

Baseando-me na teoria de vida das abelhas, em que a abelha Rainha organiza a colmeia, talvez o ser humano só precisasse de um “chefe”, de preferência que um não seja humano, que nos entenda, que tenha poderes sobrenaturais, precisaria ser presencial e também visível aos olhos universais, só para nos ajudar a ajeitar as coisas por aqui, aliás e muita responsabilidade para a nossa espécie, nós não tivemos nem a opção de escolher se queríamos ser seres racionais.

Difícil afirmar de forma concreta e explicita tal origem tão questionada, infelizmente nem sabemos a distância que estamos para descobrir tais questionamentos, mas temos como base para esse assunto algo em comum, é a fé no que decidimos aceitar como verdade independente da teoria. E se a verdade universal não aparecer nunca, algum dia como forma de rebeldia desapareceremos dela.

Referências:

FLÓRIO, Victoria - A cosmologia numa fronteira escura. COM CIENCIA 2009. Disponível em : http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=50&id=634

BEZERRA, Juliana - Budismo. Toda Matéria, 2019

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/budismo/

O FILOSOFAR BUDISTA: BREVES REFLEXÕES SOBRE O FAZER FILOSÓFICO E AS SUAS MOTIVAÇÕES . Ana Paula Martins Gouveia, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-512X2016000100189

Jhonatas M
Enviado por Jhonatas M em 08/05/2020
Código do texto: T6941437
Classificação de conteúdo: seguro