"Os seres humanos me assombram"

Existe um livro cuja história maravilhosa foi adaptada ao cinema, nele há uma frase impactante, que talvez exprima o sentimento de muitas pessoas, talvez exponha em palavras o que passa pela mente de muitos de nós quando, ao olharmos em nosso entorno, ao encararmos os olhos de seres que se parecem conosco, enxergamos violência, maldade, apatia, desconsideração, arrogância, prepotência e tantos outros corrompidos valores.

“Os seres humanos me assombram” (A menina que Roubava Livros)

Ao longo do tempo, no decorrer da história da humanidade, fomos capazes de atos bárbaros, de brutalidades assustadoras e pavorosas, em nome da ignorância, do obscurantismo e do mau caratismo fomos capazes de aniquilar povos, molestar crianças e subjugar nossos irmãos por questões tão injustificáveis quanto a cor da pele. Os anos foram se passando, a mente humana em muito evoluiu, fomos os responsáveis pela ascensão tecnológica, pela revolução que modificou a forma de nos comunicarmos, no entanto, em nossa espiritualidade, no sentido humano do que é espiritual, fracassamos se ao menos tentamos evoluir.

Continuamos violentos, egoístas, mesquinhos, soberbos, perversos. Agora de forma velada. Não andamos mais com espadas na bainha sedentos por rasgar a garganta de quem não pensa como queremos, ou que não fazem o que exigimos. Hoje concordamos com os discursos de ódio, seguimos a líderes astutos que, se usam de falsas doutrinas, se usam do seu brilhante charlatanismo para justificar seu horror usando o nome do divino. Vamos aos cultos de domingo, erguemos as mãos emocionados como se estivéssemos desfrutando de um pedacinho do paraíso, experimentamos do que chamamos de amor que vem do céu, mas nossos individualismo nos faz querer esse amor apenas para nós. Na rua, longes do templo, voltamos a destilar nosso veneno mortífero contra aqueles que, de maneira hipócrita, de forma contraditória ao que dizemos seguir, julgamos ferrenhamente.

Não concordamos com a quarentena, então buzinamos insanamente nas portas dos hospitais ignorando os enfermos que lá estão, desprezando o sofrimento de quem pode estar em seus últimos instantes e só queria um pouco de paz e dignidade para fazer sua passagem. Achando que nosso presidente se importa conosco, pensando que defender suas loucuras nos faz patriotas, apontamos o dedo na cara de enfermeiros que brigam por melhores condições de trabalho, pessoas que arriscam a própria saúde e a própria vida em família, pela saúde e pela família de pessoas que nem conhecem, estes sim são os verdadeiros patriotas.

A maldade está institucionalizada. Os perversos assumiram o poder. Por tais razões os seres humanos me assombram.

O mais assustador é que esses comportamentos desumanos e cruéis vêm da grande maioria que se diz cristã, que se diz do bem, que se diz defensora da vida para condenar o aborto, mas relativizam a morte de idosos e pouca importância dão àqueles que falam com propriedade como podemos proteger o que dizemos defender. Hipocrisia? Ignorância? Vivemos em tempos sombrios nos quais os amantes do obscurantismo, que sempre foram ignorados, agora conseguiram ascensão e minimizam a grandeza dos iluminados. Mas não faz mal. Por pouco tempo eles nos assombrarão, mas pela eternidade a história os assombrará!

< Texto de @Amilton.Jnior >