Florescer

Por vezes as pessoas são tomadas por um sentimento de inferioridade, inutilidade e desesperança e acreditam no equivocado pensamento de que são incapazes de serem melhores, mais fortes e felizes. Porém, todos somos dotados de uma força vital que nos impulsiona para o sucesso, só precisamos acreditar.

Um termo bastante conhecido pelos psicólogos humanistas, desenvolvido por Carl Rogers, diz que temos um grande potencial para o crescimento, é a chamada Tendência Atualizante, pela qual cada um de nós está “predestinado” a alcançar o seu maior e mais admirável “Eu”. Os adeptos da Psicologia Positiva, indo pelo mesmo caminho, fazem uso do conceito de “Florescimento” para explicar que naturalmente as pessoas podem atingir a sua autorrealização, a sua melhor versão. Se possuímos tais tendências dentro de nós qual é a razão para tantas dificuldades e frustrações?

Sabotagem.

A gente se sabota em tantos momentos e de muitas maneiras, sufocamos a nossa força, diminuímos a nossa capacidade, desacreditamos dos nossos próprios sonhos. Se temos um caminho a percorrer para que então floresçamos, colocamos pedras e galhos, fazemos do sereno uma tempestade, enfrentamos as adversidades como maldições e não como formas que a vida encontra para nos ensinar alguma nova lição que nos fortaleça e engrandeça.

Também nos sabotamos quando permitimos que os outros, através de seus comentários simplórios e até mesmo invejados, nos sabotem, quando preferimos acreditar na dúvida dispensável dos outros e ignoramos a crença que tínhamos em nosso poder. Não é fácil viver num mundo de sabotadores, não é fácil florescer em um mundo de pessoas dispostas a derrubar a mais vistosa das árvores, mas é necessário que rompamos a terra, que desabrochemos nossas folhas e geremos nossos frutos. Inspire histórias. Não ouça os apequenados. Permita que o seu florescer encoraje os pequenos.

< Texto de @Amilton.Jnior >