Sobre sofrer
Todos sofremos, não se engane quanto a isso. Não compare sua vida com a de outras pessoas. Em cada fase do crescimento existe um ganho e uma perca. Crescer dói, mas com amor a dor ganha um sentido. Leve o amor para a dor e lá ela se transforma em força vital. Dê atenção ao sofrimento, trate-o como um hóspede. Devemos ser corteses para com todos que se hospedam em nossa casa, e com os hóspedes aborrecidos não deve ser diferente. Quando o tratamos com carinho, não vemos nele aquele aspecto aborrecido. Ele é o que é. Está ali pela única razão de aceitarmos o que ainda não aceitamos. As coisas que você não aceitou em sua caminhada um dia retornarão; até que você entenda a lição da vida ela não vai te deixar em paz. Quando estiver sofrendo, deixo-o ali, não faça nada. Logo ele vai embora; não que queiramos que vá, que fique o quanto quiser, mas ele sempre vai, ele sempre volta.
Mas a sua nobreza não permite que ele vá sem nos dar um presente. Ele sempre presenteia aqueles que o tratam com amor com um pote de ouro que deixa atrás da porta depois que vai embora.
"O que não mata só nos torna mais forte" - Nietzsche.
Quando não justificamos, reagimos, fugimos, em suma, quando não tentamos fazer nada a respeito do sofrimento a energia que usaríamos para desprender na fuga se transforma, sua qualidade muda. Somos o sofrimento, não estamos separado dele. É um estado de alma necessário para o crescimento. Sofremos muito quando jovens porque não vemos sentido em sofrer; a falta de sentido da dor é insuportável, não a dor. Quem tem pelo que viver suporta qualquer coisa, da mesma forma quem compreende a necessidade do sofrimento dá sentido a ele.
Atenção é poder, poder do amor.
"Pela amizade acaba a inimizade" - Buda