UMA CONVERSA SOBRE MÁSCARAS
UMA CONVERSA SOBRE MÁSCARAS
João 3.1-21
Introdução: Vivemos em um tempo em que a aparência é extremamente valorizada. Como diz o dito popular: “Todos querem estar bem na foto”. E como nem sempre estamos bem, a sociedade nos ensina a viver como personagens de um teatro. Em que colocamos as nossas máscaras de alegria, de bondade, de bom crente, etc.
Mas, o Senhor Jesus condena este estilo de vida. E nos chama para que nós abandonemos as máscaras e nos mostremos ao mundo e a ELE da forma que somos. Somente quando abandonamos nossas máscaras conseguimos ter um verdadeiro encontro com Jesus.
No Texto de João 3, esta registrado o encontro de Nicodemos com Jesus, e este fariseu, mostra em suas atitudes que precisa abandonar as máscaras e de fato nascer de novo, isto é, ter uma vida regenerada pelo amor de Cristo, tornando-se assim uma nova criatura em Cristo Jesus.
O Senhor Jesus faz a Nicodemos dois importantes convites, sendo que estes se estendem até nós também, a saber:
1. ABANDONE AS MÁSCARAS
“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2° Coríntios 5.17).
• Um real encontro com Jesus nos leva a abandonar as máscaras. Uma vida maquiada espiritualmente nos conduz a rituais vazios, e atos de adoração frios (v. 2). Um coração HIPÓCRITA adora a Deus com os lábios, mas está distante de Deus (Mt. 15.8-9). Colocam máscaras espirituais, pois tem medo que seus pecados sejam manifestos (v. 20)
• Podemos usar muitas máscaras, mas nenhuma delas muda o fato de que todos nós somos pecadores (Rm. 3.23), e precisamos de salvação (v. 15). É necessário nascer de novo (v. 3). O ato inicial da salvação é a REGENERAÇÃO. Isto é, arrependimento de pecados e confessar pela fé Jesus: como Senhor e Salvador (v. 16). E assim nos tornamos filhos de Deus (v. 18 e Jo. 1.12);
2. VIVA CONTROLADO PELO ESPÍRITO SANTO
“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. (Romanos 8.14).
• O Senhor busca corações submissos a ELE (Sl. 51.17). Um viver controlado pelo Espírito Santo nos conduz a SANTIFICAÇÃO, que é um processo no qual o Espírito Santo nos ensina como viver, nos capacita a vencer o pecado (Rm. 6.11-13), e nos leva a entender verdades espirituais (1° Co. 2.13-15);
• O Senhor Jesus nos convida a praticarmos a verdade (v. 21), e a andarmos na luz (v. 21). Um coração que deseja ter um encontro real com Jesus não tem medo de homens (At. 5.29), pelo contrário vence o medo e a vergonha (v. 2). E escrevem uma HISTÓRIA com Deus (v. 8);
CONCLUSÃO:
Nesta conversa com Jesus aprendemos a importância de abandonarmos as máscaras e experimentarmos o novo nascimento (2° Co. 5.17). ELE também nos ensinou que não fala com pessoas mascaradas, e nos faz um convite de rendição ao Espírito Santo, para que tenhamos nossas vidas transformadas e utilizadas para a glória de Deus!