A Terra pede socorro

O planeta Terra é a nossa atual morada. Aqui, tendo em vista as nossas possibilidades, medidas através do estágio moral e intelectual que nos encontramos, temos à disposição tudo que seja necessário ao nosso processo evolutivo, como espíritos imortais que somos.

A Terra, como toda a obra de Deus, foi-nos entregue perfeita. Montanhas, planícies, florestas, lagos, rios, oceanos... Do seu solo, a exuberante Natureza nos oferece, através de múltipla vegetação, vasta fonte de alimentação - com nutrientes que satisfazem plenamente as nossas necessidades orgânicas. Esta mesma vegetação, traz em seu seio outros tantos elementos que podem compor, isoladamente ou em combinação, medicações para as enfermidades que nos afligem. Cede-nos a água pura e cristalina, a qual nos hidrata e revigora - além de possuir uma especial capacidade de armazenar fluidos, os quais, quando bem canalizados, através da conexão com as melhores vibrações, renovam as nossas energias. Terra, tão lindo planeta!

Ao ser humano, como criatura de maior evolução entre os animais, pois possui a capacidade do raciocínio - e livre-arbítrio -, foi concedido pela Divindade o direito - e a missão - de coordenar, organizar, o modo de vida no planeta - afinal, seria aqui a sua residência, não em uma, mas em múltiplas existências físicas, através do processo de reencarnação. Foram postos também sob sua responsabilidade, como auxílio mútuo no processo de evolução, os seus irmãos menores na escala da Criação - os animais irracionais. Estas criaturas amadas de Deus, com sua pureza inata, vieram fazer companhia à humanidade - e dar também seus passos na senda da evolução. Todos, desde os minúsculos seres até os de imensa estatura, desenvolvem, mesmo inconscientemente, tarefas em benefício da obra do Criador. E todos, igualmente, trazem ao ser humano infindas lições - além de ensiná-lo, com demonstrações cabais, sobre o que é o amor puro e a atenção desinteressada.

Com todo o cenário perfeito à disposição e percebendo que possuía a capacidade de comando sobre as outras espécies, o que fez o ser humano?

A aspiração ao progresso em si, não contém absolutamente nada de equivocado. Inclusive, uma das leis divinas, entre as dez em escala didática, é a Lei de Progresso. A saber, são elas: Lei de Adoração, Lei do Trabalho, Lei de Reprodução, Lei de Conservação, Lei de Destruição, Lei de Sociedade, Lei de Progresso, Lei de Igualdade, Lei de Liberdade, e, por fim, Lei de Justiça, Amor e Caridade. Progredir, portanto, é um processo natural - tudo progride na obra Divina. Quando nos negamos a acompanhar o progresso, somos carregados inexoravelmente por ele. Mais cedo ou mais tarde, nos adaptaremos aos avanços necessários que nos proporciona.

Quando percebemos muitos de nós reclamando dos “prejuízos causados pelo progresso”, é imperioso que nos façamos uma simples análise: os danos ao planeta advêm do progresso ou da maneira como ele foi alcançado? A obtenção do progresso necessariamente deveria passar por um processo de destruição de tudo a sua volta ou a ganância do homem começou, em determinado momento, a falar mais alto? Quando constatamos que o “a qualquer custo” passou a mover os atos do homem, visando lucro e poder, notamos igualmente que criticamos a consequência, quando o problema está na ação que a originou. Ingressamos, então, na conhecida relação entre causa e efeito. Toda causa gera um efeito. A repetição de uma atitude ocasionará resultados sempre semelhantes. Não há como escapar disso, a não ser que se mude o modo de agir.

O querido planeta Terra, pela ação nefasta do homem, apresenta exaustão. Está massacrado, ferido. Utilizemos este tempo que estamos, dentro do possível, recolhidos aos nossos lares, para - além de colaborar com as autoridades sanitárias - refletir. Que quando termine este período de isolamento social, retornemos fortalecidos no ideal do bem. Afirmou, certa vez, o médium Chico Xavier: “Lembramo-nos da Lei de Causa e Efeito apenas em matéria de sofrimento, mas ela funciona também para o bem. Quem faz o bem, queira ou não, será recompensado... O Senhor manda que o mal seja corrigido e o bem seja estimulado em benefício de cada um de nós...”

Façamos a nossa parte e ajudemos a recuperar este querido planeta - a nossa casa atual -, para que possamos, além de viver em condições mais adequadas, entregá-lo renovado e lindo aos seus futuros habitantes.

Estes esclarecimentos nos são trazidos pela Doutrina Espírita, codificada pelo educador, escritor e tradutor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), o qual é conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec.