AQUELE AMIGO

Tenho um grande amigo de infância, presbítero, e que está trabalhando na saúde ultimamente. Sempre conversamos, trocamos ideias, falamos do tempo, das coisas, dos sentimentos, pensamentos, do vento, de tudo um pouco e hoje o assunto não poderia ser outro: a tal pandemia. Ele foi categórico: as coisas não são e nem estão exatamente como parecem ou dizem; o assunto é sério porque envolve muitas vidas e situações e as pessoas não estão se dando conta da importância do momento.

Meu amigo lembrou que Jesus disse, de acordo com o Evangelho segundo João, repetindo Isaías: “Cegou os seus olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure”. No mesmo instante, pude me recordar das palavras nas liturgias.

Compreendi que não se trata apenas de um vírus como tantos outros que já provocaram inúmeras mortes em outras épocas, trata-se de um momento não apenas histórico, mas bíblico. “É necessário que tudo isso aconteça, mas ainda não é o fim...” É momento de prova: precisamos entender que somos todos irmãos, filhos de um só Pai, Criador do Céu e da Terra e de tudo o que há, mas não estamos entendendo. Ainda nos portamos como Caim que, por inveja, assassinou seu irmão de sangue; ainda somos como os irmãos que venderam José, por inveja também, ou seja, continuamos massacrando nossos irmãos com mentiras, preços abusivos, descasos que também são formas de roubar e matar. Isso sem contar os governantes do mundo todo que, provocam as guerras, mas não vão aos campos de batalha, não se colocam no lugar dos soldados massacrados que derramam seu sangue nas trincheiras de dor. Sua prepotência é a mesma que derrubou Saul e fez Davi pecar, porém este enxergou seu erro e se arrependeu a tempo.

Por isso gosto muito desse meu amigo, Ele enfia a minha cabeça no rio para que eu enxergue a profundeza das águas e a vida que elas escondem, sempre fez isso comigo, desde criança; às vezes dá até raiva, mas depois entendo, como agora.

Tentemos enxergar enquanto ainda temos tempo.#SB

Suely Buosi
Enviado por Suely Buosi em 15/04/2020
Código do texto: T6918390
Classificação de conteúdo: seguro