O Copo e o Manancial

Posso te oferecer um copo com água?

Ao olhar para o copo você se recusa pela aparência contaminada no líquido em seu interior. Mas você não aceitará mesmo?

Mesmo que eu lhe dissesse que a água está deste jeito porque o manancial de onde vem a água está sendo contaminada há décadas?

Eu entendo, você não quer saber se ninguém fez nada antes mas espera que eu faça algo agora para descontaminar esta água. Mas o que eu posso fazer? O que você prefere morrer de sede ou correr o risco da contaminação?

Este é o dilema de bilhões de pessoas mundo afora e especialmente aqui no Brasil. Como enfrentar uma crise e impedir que as pessoas morram de fome?

Eu entendo que esta pandemia mostra não somente a falta de discernimento de governantes para lidar com a crise mas mostra a falência do sistema como um todo.

Precisamos sim manter o distanciamento social e do mesmo moo não temos como assistir uma população sem recursos por mais de três meses.

Não tenho estas respostas mas sei que políticas públicas podem ser iniciadas hoje em todas as esferas e poderes do governo de modo a não sermos pegos de surpresa novamente.

Isto não é uma opinião técnica, embora um convite a reflexão!

Jonas Guedes
Enviado por Jonas Guedes em 12/04/2020
Código do texto: T6915255
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.