O SUSTO DO CORVO

"Isso me lembra o conto chinês que dizia que, quando um nevoeiro encobriu Pequim, o corvo perdeu sua referência de altitude e, voando à altura do solo, deu de cara certa vez com um homem. Soltou um grito apavorante, pois havia visto a coisa mais surreal que poderia imaginar: um homem voador. Daquele dia em diante, sua vida nunca mais seria a mesma. Haveria de temer o homem como nunca." (COSTA)*

Em Davos, Greta Thumberg discursa sobre a inoperância dos líderes mundiais para a causa ambiental, evocando: "ouçam a ciência".

De outro lado, o presidente dos EUA, Trump, contra ataca acusando os ambientalistas de propagarem um discurso apocalíptico, com interesses políticos de esquerda.

Em meu entendimento, perceber que o planeta é finito, que a população aumenta exponencialmente e que estamos num modelo econômico exploratório que não se encaixa nesse contexto é apenas uma questão de lógica.

No ano passado, a chuva negra na capital de São Paulo, efeito das queimadas na Amazônia, demonstraram que estamos num mundo que respeita um equilíbrio que permite-nos a vida e que, qualquer desequilíbrio num ponto do planeta, pode trazer efeitos em outro.

Esse desprezo pelo meio ambiente, antes camuflado por um discurso politicamente correto, está também perdendo até mesmo esse estratagema, mostrando-se sem pudor e procurando culpados imaginários para justificar o injustificável.

Vejo na jovem Greta uma esperança, pelo fato de sua juventude e carisma. Precisamos de lideranças positivas. Nossos governantes não me conferem carisma. Ao contrário, seus discursos desconectados das questões científicas, culturais e ambientais, seus apelos baseados em modelos reconhecidamente falidos de falso nacionalismo, higienismo e preconceituosos mais parecem nos levar de volta à Idade Média.

O corvo do conto chinês assusta-se com o homem voador, enquanto as pessoas de bom senso se espantam com discursos retrógrados e assustadores.

Que essa nova juventude tome líderes como Greta como modelo, pelo bem do planeta e pelo respeito à ciência.

* Costa, M.A. - O Quarto Reich, - 1 ed. - São Paulo: Livros de Guerra, 2018 - Pag 186