UM QUESTIONAMENTO AO MANUAL DO HOMEM DE BEM

Ontem peguei-me lendo um jornal, daqueles diários, de cidade pequena, e deparei-me com a seguinte publicação: ‘’ O Homem de Bem”. Neste texto, basicamente encontramos os requisitos qualitativos, o que um homem precisa ser/ter, para se enquadrar nesse padrão de “Homem de bem”. Vamos aos recortes: “ O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.”

Fico me perguntando: quem escreveu isso? Qual o perfil? No mínimo um homem preso numa caverna! De pronto já analisamos que trata-se de um Cristão, pela fraternidade in fine. Que mais? Ingênuo? ‘’ O homem de bem é bom’’; “ sem distinção de raças’’. Coloca essa baboseira no correio do presídio!

Eu não consigo descrever a náusea dessa utopia. Num país onde um adolescente de 17 anos, que vive na rua desde os 12 anos, furta uma barra de chocolate num supermercado, e é levado para a sala dos fundos, pelos seguranças, e torturado com fios elétricos. Eu vou deixar vocês adivinharem a cor dele. Leiam com calma a descrição do adolescente, não se trata de um problema estrutural, de políticas públicas, de educação? Um descaso do Estado! Nem adentrarei, aqui, no princípio penal da bagatela.

Você conseguiu se incluir na situação acima? Conseguiu enxergar-se como parte desse todo que permitiu esse enredo? Não? Não pensou por nenhum momento que você faz parte dessa sociedade que aplaude todo esse show, e, que não para um segundo, sequer, para ouvir a história desse rapaz, ou, caso fosse abordado por ele na rua para ajudar-lhe com alguns trocados, passaria adiante com a cara fechada e cheios de insegurança (gosto de usar o termo insegurança, pois sempre coloca a situação às custas do responsável). Então como pode escrever sobre ‘’O homem de bem’’ e ser incoerente com seus próprios requisitos?

Fica o questionamento para homens de bem responder.

(https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/09/02/adolescente-que-aparece-em-video-sendo-torturado-relata-que-foi-chicoteado-com-fios-eletricos-em-sp.ghtml)

Izadora Boselli
Enviado por Izadora Boselli em 11/04/2020
Código do texto: T6914021
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.