Sou atriz. Por favor, não confunda minha profissão com falta de caráter.

Reflexão pessoal de hoje! Bom dia!

Por favor, não confunda minha profissão com falta de caráter.

Nada me irrita mais que ouvir: "você é atriz? E quando vou saber se você está mentindo?", Ou "você pode fingir que é outra pessoa para passar um trote em alguém?", Ou ainda "fulano mal caráter conviveu um tempinho com você e deve ter aprendido a atuar". PARA.

Quando nós, artistas, atuamos, estamos totalmente entregues naquele momento, de corpo e alma, atentos às nossas expressões, ao texto, à fala, aos gestos, estamos totalmente presentes no aqui e no agora, no ser e estar. É um trabalho maravilhoso que envolve muita atenção, muita dedicação, muito trabalho, muita preparação. Tão grande que às vezes nos esgota. Acho que não há no mundo profissionais mais dedicados que os atores. Em cada personagem emprestamos o que há de melhor em nós. Somos capazes de perceber cada músculo, cada respiração e inspiração, nossa visão se amplia, a chamada visão periférica fica viva. Enquanto atuamos prestamos atenção em nossos movimentos, falas e também no público e nas suas reações, em nossos colegas de palco, na música, no tempo. Visão, tato, audição, memória, todos ligados ao mesmo tempo na potência máxima.

Não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com falsidade, com mentiras, com mal caráter. Pelo contrário, nós trabalhamos em tornar real, algo que antes não existia, para te divertir, te emocionar, te fazer refletir, rir, chorar. Fazemos isso nos filmes, novelas, teatros, ruas, escolas...

E digo mais, aquele que é mal caráter, dissimulado, falso, é JUSTAMENTE aquele que NÃO tem talento para atuar, porque ATUAR REQUER SE MOSTRAR, mostrar sem medo sua alma, seus anseios, suas angústias, suas alegrias, seus medos. Não só o ator, mas os artistas (dançarinos, escritores, pintores, músicos, escultores, grafiteiros etc.) são os seres que não só se mostram, mas fazem VOCÊ ver quem você é!

Nós ficamos cara a cara com vocês, olhamos nos seus olhos e deixamos que toda uma plateia com dez ou cem pessoas, olhe em nossos olhos e naquele momento nós ficamos nus diante de diversas pessoas. No palco abrimos nosso peito e sem medo corremos o risco do julgamento, críticas. O ator, o bom ator, é aquele que dá tudo de si para compor uma personagem. Não há como atuar sem se mostrar. E para isso, meu amigo, é preciso muita coragem e CARÁTER.

Por isso (e por muitos outros motivos) POR OBSÉQUIO, não confunda uma profissão tão bonita, tão complexa, tão verdadeira, tão profunda, tão esplêndida, com os desvios de conduta daqueles que não têm coragem de ser o que são!

Obrigada, de nada!

(Thaís Falleiros - ATRIZ!)

Thaís Falleiros
Enviado por Thaís Falleiros em 08/04/2020
Reeditado em 08/04/2020
Código do texto: T6910196
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.