Eu não sei lidar com elogios

Eu não sei lidar com elogios. As pessoas mais próximas de mim sabem, e muito bem, que eu realmente não sei lidar com elogios, e são qualquer tipo de elogio, desde "você é linda" até "o seu trabalho é muito bom".

Parei para refletir sobre elogios e elogiar é algo importante, gostamos de ser reconhecidos, mas gostamos de ser reconhecidos por qual motivo? Pelo dress code perfeito, pelo novo corte de cabelo, por ser gentil ou simplesmente por expor o que pensamos?

Confundir elogio com aquilo que queremos que o outro fale para nós é aumentar nosso ego, aliás, se estamos bem resolvidos há necessidade de aumentar nosso ego? Ou, não estamos bem resolvidos e precisamos aumentar nosso ego? Ou, simplesmente queremos aumentar nosso ego? Conheço pessoas que precisam ser elogiados e bajulados, e se eu acho errado? Não! Porque cada ser humano reage ao elogio de uma maneira.

E isso ainda me leva pensar, que nossas ações podem ser tomadas a partir do nosso inconsciente em ser elogiado no final. Mas e se não formos elogiados? Será que não trará danos sentimentais e nos levar a questionar por que não fomos elogiados novamente, já que fomos elogiados da última vez?

É muito difícil para mim ouvir "você é linda" ou "o seu trabalho é muito bom", eu me sinto desconfortável ao nível de tremer e minha mão soar, porque para mim todo ser humano, que respira o mesmo ar que eu, é lindo. Todo trabalho é muito bom (ou deveria ser desde que você se empenha). É claro que a vida não é uma conversa de whats app e eu vou conseguir bloquear a pessoa quando for me elogiar, até porque o outro tem todo direito em expor o que pensa, desde que tenha respeito, mas:

Se você me ver por aí e for me elogiar, saiba que eu não vou saber lidar com a situação! Provavelmente irei tremer, minha mão irá soar, vou ficar inquieta e olhar para todos os cantos possíveis até conseguir responder "obrigada" e desdobrar o assunto para outra coisa.

Eu não sei lidar com elogios.