A ÁRVORE E SEU FRUTO: Salmo 1
Salmo 1
INTRODUÇÃO: A Palavra de Deus faz algumas comparações e analogias importantes, e uma que eu gosto bastante é que somos comparados a árvores. Particularmente, gosto bastante de árvores, e sua importância são inquestionáveis.
Ao olhar para uma árvore, ou a pensar em uma, talvez lembremos de seus frutos, de suas folhas, do tronco, das flores, etc. Normalmente lembramos daquilo que enxergamos, e nos esquecemos que o mais importante são as suas raízes.
Na parábola do Semeador Jesus nos ensina que algumas pessoas recebem a Palavra de Deus com alegria, todavia como não tem raiz, em tempos de tribulação ou perseguição, abandonam o Evangelho de Jesus (Mt. 13.20-21).
Em Mateus 21.18-22 relata que Jesus avistando uma figueira cheia de folhas, procurou nela frutos e não encontrou. Muito mais que a beleza das folhas, temos que dar muitos frutos que glorifiquem ao nosso Deus (Jo. 15.8).
Entretanto, no Salmo 92. 12-14 diz que aqueles que estão plantados na casa do Senhor florescerão. Sejamos assim, fortes, firmes e frutíferos em Cristo Jesus.Mas, para darmos bons frutos em Cristo Jesus, é necessário:
1. CRIE RAÍZES PROFUNDAS EM CRISTO
“Enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão”.
• As raízes se tornam profundas quando buscamos ao Senhor com seriedade, e descobrimos que nossas raízes estão crescendo quando o nosso tempo a sós com Deus se torna um PRAZER (v. 2);
• As raízes se tornam profundas quando nos exercitamos no AMAR a Deus e ao próximo, e transformamos a nossa fé em boas obras (Tg. 2.26). Abandone a sua zona de conforto e aprenda a andar como Jesus andou (1 Jo. 2.6);
• As raízes se tornam profundas quando desenvolvemos FÉ em tempos difíceis, e superamos as dificuldades do solo da incredulidade, e aprendemos a estender as nossas raízes as águas profundas (Jr. 17.7-8). Abandone o medo e desenvolva um coração firme no Senhor em tempos difíceis (Sl. 112.7)
2. EM CRISTO DAMOS MUITO FRUTO
“Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de água, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”. (Sl. 1 3).
• Em Cristo desenvolvemos os frutos do ESPÍRITO SANTO: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, e domínio próprio. (Gl. 5.22-23);
• Em Cristo desenvolvemos os frutos de uma vida santa. Isso ocorre quando estendemos as nossas raízes as águas profundas (Jr. 17.7-8). É vital aprofundarmos em SANTIDADE e sermos cheios do Espírito Santo para dar muito fruto (Jo. 15.2);
• Em Cristo damos muitos frutos, aprenda a esperar com PACIÊNCIA (Tg. 5.7-11). A semente que é a Palavra de Deus não volta vazia, semeemos com perseverança, pois com cantos de alegrias colheremos se não desfalecermos (Sl. 126. 5);
CONCLUSÃO:
O Senhor Jesus nos ensina que a árvore boa dá bons frutos, e a árvore má produz maus frutos e está é cortada e lançada no fogo eterno (Mt. 7.19).
Podemos conhecer a árvore pelos frutos (Mt. 7.20, qual fruto temos dado, bons ou ruins?
“Para a árvore pelo menos há esperança: se é cortada, torna a brotar, e os seus renovos vingam. Suas raízes poderão envelhecer no solo e seu tronco morrer no chão; ainda assim, com o cheiro de água ela brotará e dará ramos como se fosse muda plantada”. (Jó 14.7-9).
O Senhor Jesus quer te renovar e te fazer uma árvore frutífera com raízes profundas e fortes em Deus!