O Marxismo e as Ciências

No texto “Friedrich Engels”, escrito em 1895, V. I. Lénine se referiu às teorias de Karl Marx como “doutrina”.

Realmente a partir da defesa do marxismo por Lénine, de onde surgiu o marxismo-leninismo e com a criação da União Soviética, as teorias de Karl Marx se tornaram uma “doutrina” que passou a influenciar o pensamento e comportamento de muitas pessoas e o destino de vários países.

Com a criação da Escola de Frankfurt, o marxismo ganhou influência em áreas como a da Filosofia e Sociologia.

Para muitos, a “doutrina” de Karl Marx se tornou quase uma ciência à parte.

Porém, a meu ver, o Marxismo tem uma falha intrínseca que não só invalida suas teorias como também o torna o símbolo do obscurantismo de sucesso: Karl Marx, não sei se intencionalmente ou não, ignorou totalmente a Natureza Humana.

O Marxismo, além de não poder ser considerado uma ciência, deturpa o conhecimento quando associado a qualquer ramo das Ciências.

Desse modo, quando o nome de um profissional for associado ao termo “marxista”, deveria ser escrito entre aspas, da seguinte forma: “filósofo” marxista, “economista” marxista, “advogado” marxista, etc.

Sendo a negação da Natureza Humana, sob o Marxismo não existe Economia, Filosofia e muito menos Sociedade.

Aceito disposições em contrário, desde que não sejam baseadas em argumentos do tipo “cadê o Queiroz?”.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 14/03/2020
Código do texto: T6887606
Classificação de conteúdo: seguro