Cabeça vazia oficina do diabo?
Ah, quem de nós será capaz de afirmar esse "diabo"! A lógica cristã, que se infiltrou nas artes e até na ciência teme que seus gados se sintam solitários, que fiquem isolados. Por quê? Contra quem o cristianismo-paulino luta? O que ele nega? Não seria o "diabo" o advogado da vida? Ou melhor - a própria vida? Mas quem se atreveria a se aventurar nessas dúvidas...
Cabeça vazia é oficina da singularidade! Se lhes parece perigoso não ter em que pensar, estar sozinho, isolado, sem nada para lhe afastar de si mesmo, é devido aos valores morais que o judaico-cristianismo disseminou no mundo. Falta-lhes coragem para correr o risco de ser si-mesmo. Quando começamos a pensar fora da caixa tudo parece desmoronar - é o novo nascendo. Se vontade e pensamentos "malignos" surgem no espírito - prazer, estamos nos conhecendo! - "Não nos deixeis cair em tentação" - é o mesmo que não nos deixar conhecer quem somos. Quem não suporta o aspecto que a si mesmo apresenta necessita suprimir certos instintos. Nessa lógica chegamos à freira possuída que, por suprimir os instintos eróticos, dá nascimento aos "demônios". A força que não se descarrega para fora volta-se para dentro: para a genealogia do que chamamos de 'alma'.