ESCOLHA
João mora  em uma pequena casa no interior, com seus pais Raimundo e Francisca que são lavradores. É o primeiro filho do casal e tem 12 anos, que começou a estudar ano passado.
Nas tardes quando seus pais saem para o trabalho, João vai brincar no quintal. Certo dia ele resolveu criar uma pequena, mas completa floresta em seu quintal : arrumou plantas, fez um riacho e colocou animais, e todos conviviam livres e em harmonia, o chamando de Paraíso. João passava horas brincando com seus bichos, até que um dia resolveu criar um homenzinho do barro ali existente, as brincadeiras ficaram mais divertidas porem ele achou que deveria criar uma mulherzinha para companhia de Adão, nome dado ao homenzinho, e de uma de suas costelas criou a mulherzinha, colocando seu nome de Eva. Agora sim o Paraiso estava completo.
Certo dia João antes de sair para aula chamou Adão e Eva, e vos disse, estão vendo aquele pé de goiaba! Não devereis comer daquele fruto. E João foi para aula feliz e satisfeito. Foi quando a lagartixa apanha uma goiaba e oferece a EVA, que por sua vez oferece a Adão, e os dois desobedecendo a João comeram a goiaba, neste momento sentiram vergonha de seus corpos, pois estavam nus e foram se esconder para que João não percebesse o que teriam feito. E quando João chega que vê só o talo da goiaba no chão, fica furioso e expulsa Adão e Eva de seu Paraíso, os condenando a viver pelo seu suor e a Eva a sentir dor no parto.
João então triste com o acontecido vai a seu pai e lhe diz. Pai não sei por que essas coisas acontecem? Estava tudo indo tão bem !E seu pai responde: às vezes filho escolhemos fazer as coisas só para contrariar o outro e mostrar que podemos ser melhor, são nesses momentos que erramos.