Pensamentos motivadores III

Infelizmente, os sentimentos de inferioridade têm afetado milhões de pessoas no mundo. Aviso: existe tratamento que tem o acompanhamento do psicólogo ou psiquiatra. Mas, o Coach conhece muito bem o estrago que complexo de inferioridade faz no estado emocional.

Uma coisa é certa, todo mundo já se sentiu inferior ou menos importante alguma vez na vida. É um sentimento natural que em determinados momentos da vida uma pessoa se sinta inferior, seja desempenhando uma função específica ou por suas habilidades, seus conhecimentos ou em função de alguma característica física. Até mesmo aqueles que têm uma autoestima bem trabalhada e fortalecida, estão sujeitos a experimentar momentos de insegurança. Do ponto de vista emocional, trás uma série de problemas para a rotina quando persistente.

Para compreendermos esse sentimento, é importante ressaltarmos os significados de auto imagem e autoestima. A autoimagem refere-se à idéia que fazemos de nós mesmos, por exemplo: o conhecimento da nossa personalidade, dos nossos pontos fortes e fracos, da nossa aparência física e também das nossas atitudes e dos nossos sentimentos. A autoestima tem um significado um pouco diferente. Esse termo é a avaliação que uma pessoa faz a respeito do valor da sua competência.

O pecado também é um fator desencadeador do complexo de inferioridade, porque, quando uma pessoa viola os mandamentos de Deus, ela se sente culpada, contribuindo para a diminuição da autoestima.

O papel do Coach é no meu caso em gestão de emoções é trabalhar o coachee (cliente) o lado preventivo da mente, pois estudos comprovam que a maioria dos complexos e síndromes começa dentro de casa. O que tenho visto são pessoas falando do seu ambiente familiar. Pais medrosos, com baixa estima, falta de afeto físico e de comunicação. Ou seja, Alguns pais também precisam vencer os seus complexos de inferioridade e formarem novos conceitos, pois pais com autoestima elevada tendem a desenvolver filhos com autoestima elevada.

Jorge Guimarães

Coach em Gestão de Emoções

29/02/2020 - 4:30

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 29/02/2020
Código do texto: T6876861
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.