CARNAVAL, QUAL SUA ORIGEM?

Pessoas aceitam alguns feriados e curtem muitos deles sem saber de fato seu significado ou sua origem.

O carnaval teve origem nas saturnálias romanas, festa pagã que se comemorava por uma semana em exaltação ao deus saturno, deus da agricultura. Nessas festas as pessoas desfilavam nus e a bebedeira e festança era grande. Mais tarde na idade média teve um ressignificado em consonancia com a comemoração cristã da páscoa.

A variação da data do Carnaval no calendário se deve justamente à ligação direta com a Páscoa – que, no Hemisfério Sul, sempre acontece no primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono.

Determinada a data do feriado cristão, basta retroceder 46 dias no calendário (40 da Quaresma mais seis da Semana Santa) para chegar à Quarta-Feira de Cinzas. O dia anterior é a “terça feira gorda” – o Carnaval propriamente dito. (citação da revista superinteressante, link: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-do-carnaval/ )

Jesus disse certa vez: Assim vocês invalidaram a palavra de Deus por causa da sua tradição. Mt 15:6

Pensamento: Não seria mais interessante pesquisar sobre as tradições que apenas abraça-las? Medite nisso.

Mario B Duran
Enviado por Mario B Duran em 25/02/2020
Reeditado em 25/02/2020
Código do texto: T6874322
Classificação de conteúdo: seguro