O Seu Valor

Qual é o seu valor? Talvez essa pergunta tenha lhe causado algum desconforto, talvez nesse momento você esteja percebendo que nunca se perguntou sobre o próprio valor, que nunca refletiu sobre o quanto sua vida custa, sobre o quanto você pode ser precioso. Esse é um dos maiores erros que cometemos nesse mundo, o de desvalorizar a nós mesmos, desconsiderarmos a nossa importância e, assim, machucarmos a nós mesmos.

Temos a tendência de seguir modelos, não é verdade? Se o outro fez, eu também preciso fazer. Se o outro é, eu também devo ser. Achamos que todos que nos circundam são maravilhosos, perfeitos, incorrigíveis, e é verdade, do jeito deles eles são belos, são especiais, como nós, do nosso jeito, somos únicos, ímpares e insubstituíveis. Precisamos, urgentemente, parar com a ideia de que somos inferiores, de que não somos páreos para a humanidade, quando é que seremos felizes estando no corpo no qual estamos?

Já parou para pensar que por mais que tentemos ser como alguém nunca conseguimos? A explicação é fácil além de óbvia, não podemos nos despir da nossa alma, da nossa essência, ela é nossa, está dentro de nós, guarda os nossos interesses, nossas vontades, nossas características, ainda que tentamos nos moldar aos outros o nosso âmago nos incomoda, ele anseia pela esquerda, mas insistimos em contrariá-lo querendo ser como outros e vamos pela direita, ele anseia por seguir em frente, mas se os outros pararam nós decidimos que é melhor parar também. Não vale a pena deixar de trilhar o largo caminho de que você é capaz porque os outros já chegaram ao seu limite e, por isso, estão satisfeitos. Se pararmos antes da nossa linha de chegada jamais saberemos qual era o nosso potencial, o nosso valioso potencial, consequentemente, estaremos fadados a um final infeliz, insuficiente, como se nada tivesse valido a pena.