Ler a vida: leitura obrigatória!

Hoje, estava eu em um certo lugar, quando chega um senhor de idade desconhecida, mas que parecia ter lá os seus 60 anos ou mais. Não importando aqui descrevê-lo minuciosamente, por não ser a descrição dele o foco desta narrativa. O homem, que estava a buscar um determinado serviço, é requerido a apresentar um cartão. Logo atende ao que fora pedido. Abre sua carteira e pega um dos cartões que lá estavam. Em seguida, disse à mulher que realizava o atendimento: - É esse? Porque não sei ler.” A situação seguiu e logo foi solucionada. Mas, o que o senhor disse causou uma reflexão “danada” em mim. Será que ele realmente não sabe “ler”? Digo a palavrar “ler” em um sentido mais amplo, que não se restringe ao simples ato de ler palavras, mas algo que vai além. Acho que ler não diz respeito só às palavras não. Muito antes de sabermos ler os vocábulos de uma língua, temos que aprender a ler a vida. Tenho a total convicção de que o senhor, ao que aparenta ter uma idade depois dos sessenta anos, já tivera muito que ler a vida, os seus acontecimentos, os seus mistérios, sendo, desta forma, um muito bom “leitor”, não de palavras, mas do mundo.

Dalmo Ribeiro
Enviado por Dalmo Ribeiro em 24/02/2020
Reeditado em 25/02/2020
Código do texto: T6873067
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.