A solução para que a democracia não se transforme em democracismo

"Democracismo" [segundo a minha reconceituação atrevida]: governo da[s] maiorias[s] sobre a[s] minoria[s]; é a crença na "sabedoria natural das massas". É a distopia democrática mais comum, vezes chamado de ''populismo'', em que se confunde "governo do POVO" com "governo da MAIORIA".

Povo =/= maioria [s]

O povo, na verdade, é um conjunto de grupos identitários, identificáveis e diversos, pertencentes a uma mesma aglomeração demarcada por suas bases culturais, biológicas E/OU territoriais. O povo também é uma pluralidade.

Portanto, é preciso desconstruir essa torpe ideia de que um sistema sócio-político pelo domínio do povo é o mesmo que a hegemonia de uma maioria. Não é possível haver plena democracia, a partir de suas possibilidades mais ideais, isto é, excepcionalmente satisfatórias para ''todos', sem que todos os grupos identificáveis e merecedores sejam contemplados.

Um governo de ''todos'... os indivíduos

O que é universal ao povo ou aos grupos são os indivíduos. Portanto, um governo do povo inevitavelmente agiria a partir do indivíduo, ajudando-o com suas necessidades particulares e, claro, também se preocupando com os seus deveres.