O primeiro passo para a evolução é a abertura da consciência
A evolução do ser pouco tem a ver com a quantidade de erros que faz em vida, mas sim com a consciência sobre seus erros. E eu explico! Errar, todos nós assim o fazemos diariamente, mas quantas são as vezes que tomamos consciência sobre o erro?
Quantas são as pessoas que jogam papel de bala no chão e não percebem ou não admitem que é errado? Quantas são as pessoas que são arrogantes no trânsito, no comércio e não percebem ou não admitem que é errado? Até que eu, você, percebamos nossos erros, jamais mudaremos. Ter consciência sobre seu erro é o que fará o ser mudar de atitude.
Por isso é importante refletir sobre si mesmo, sobre seu dia, sobre suas ações, suas palavras, seus pensamentos. Isso não significa culpar-se, martirizar-se. A culpa não adianta nada. Há uma diferença significativa entre culpar-se e responsabilizar-se.
É preciso ter humildade e fazer uma auto análise diariamente. Só assim conseguiremos fazer uma reforma íntima. E se errar de novo, respire fundo, reflita e levante-se. Ninguém disse que seria fácil. Mudar velhos hábitos nocivos é mais difícil que andar de bicicleta. Muitos tombos ocorrerão, é preciso persistência. Porém o resultado é extremamente gratificante!