NEM SEMPRE TEMOS A CONSCIÊNCIA DA MISSÃO A CUMPRIR

É certo que por alguma razão viemos ao mundo, algo temos a cumprir nesta nossa passagem.

O problema crucial é descobrir essa missão...

Ósculos e amplexos,

Marcial

NEM SEMPRE TEMOS A CONSCIENCIA DA MISSÃO A CUMPRIR

Marcial Salaverry

Desde que viemos ao mundo, temos uma missão a cumprir, mas nem todos conseguem entender e assim, não conseguem realizá-la. Contudo, a algumas pessoas, para facilitar nessa missão, Deus doou o talento da comunicação, e quem foi aquinhoado com este privilégio, deve saber usá-lo para pelo menos tentar mostrar certas coisas da vida àqueles que eventualmente necessitem de alguma orientação ou ajuda, e é justamente isso que procuraremos fazer...

Certamente simplesmente viver é fácil e pode ser bem gostoso, contudo, aprender a viver, é mais complicado, uma vez que sem a menor sombra de dúvida, a real sabedoria da vida consiste em saber analisar tudo o que a vida nos oferece, tudo aquilo que poderemos extrair de bom ou de ruim, para ver o que realmente nos convém, e paralelamente, o que poderemos fazer em benefício de nossos semelhantes.

Podemos dizer que sabemos viver, quando tivermos o discernimento necessário para captar o que nos poderá ser benéfico ou não. E isso apenas será conseguido através de nosso próprio julgamento, pois nem sempre o que serviu para alguém, poderá resolver nosso problema.

Li uma citação de Gorki, que é um sábio conselho:

"A sabedoria da vida é sempre mais profunda e ampla do que a sabedoria dos homens."

Realmente são muito sábias essas palavras, pois induzem a uma reflexão profunda, mostrando-nos a importância de saber aproveitar a vivência. Mostram o quanto nos é importante saber analisar corretamente erros e acertos que formos cometendo durante a vida. Ou que formos observando outros cometerem. Analisando corretamente, poderemos aproveitar falhas alheias em nosso benefício, e assim sendo, sabendo aproveitar e interpretar as lições que a vida nos oferece, saberemos que fontes de conhecimento buscar. Se tivermos a capacidade de saber separar o joio do trigo, conseguiremos formar um cabedal de conhecimentos que nenhuma escola, nenhuma faculdade é capaz de nos transmitir.

É preciso entender a verdade que nos mostra que uma coisa é o ensino teórico que nos é ministrado nos bancos escolares, que nos mostram como “poderá” ser a vida, mas geralmente na prática a teoria é outra. Desde pequenos, temos que saber “viver” nossa vida, analisando-a e estudando-a passo a passo. Isso ninguém nos ensina, é inato. Ou sabemos, ou não sabemos. É importante sabermos discernir sobre o que nos acontece na vida, e seu porquê...

Com isso, não estou dizendo que devemos fugir dos bancos escolares e ir para debaixo de uma árvore meditar. Temos que aprender com os professores o que eles tem para nos ensinar. Temos que aprender com os mais experientes, para captar o que eles tem para nos passar. Temos enfim, que buscar conhecimentos nas fontes que tivermos à mão, para podermos, aí sim usar nosso raciocínio, fazer a média, e ver bem que caminho seguir.

Devemos sempre aproveitar a experiência daqueles que já passaram pela vida. Por menor que seja, sempre alguém tem algo para nos transmitir, e esse algo não pode, e não deve ser desprezado. Deve sim, ser bem analisado, mesmo e principalmente se for um erro grosseiro, pois ao vermos o que outros fizeram de errado, claro é que devemos evitar esse caminho, ou ao menos saber como corrigir o erro.

Enfim, Gorki sabia o que dizia. A sabedoria da vida, está em saber aproveitar a sabedoria dos homens. Não devemos seguir cegamente os ensinamentos que recebemos, já que, sendo transmitidos por pessoas, é passível de erros, assim como não deveremos apenas nos ater ao que aprendemos com nossa vivencia. Devemos, isto sim, aproveitar tanto os ensinamentos recebidos, como os vividos por experiencia própria em benefício de nossa vida.

Bem observando esses detalhes certamente poderemos fazer de cada dia de nossa vida, sempre UM LINDO DIA...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 06/02/2020
Código do texto: T6859456
Classificação de conteúdo: seguro