A PRETENSÃO DO SABER

Estulto é aquele que se considera o mais sábio. A presunção de que é mais inteligente que o outro, e que nada e nem ninguém possui conhecimentos maiores do que os seus, é uma das maiores estupidez do homem. Sócrates declarava nada saber, e por isso foi considerado o homem mais sábio de toda a Grécia. Ele não apenas declarava insipiência, Sócrates afirmava que possuía um único saber, que era o conhecimento de que nada sabia, e isso o diferenciava dos outros. As pessoas nada sabiam, e mesmo assim comentavam e debatiam sobre assuntos que elas mesmas desconheciam.

Eles não sabiam o que acreditavam conhecer, e o que era ainda pior, não sabiam que não sabiam. Sócrates por sua vez não sabia, mas o que o tornava sábio é o fato dele saber que não sabia. Muitas pessoas em sua grande parte, tem a pretensão do saber, isto é, afirmam e negam coisas que deveras lhes são desconhecidas. Orgulhosas, imaginam que não há nada acima de si mesmas. De tempos em tempos deveria nascer um Sócrates, para nos fazer relembrar que o ''conhece-te a ti mesmo'' não ficou perdida lá em Atenas, na Grécia antiga. Devemos sempre assumir uma atitude de despretensão, e reconhecer que não sabemos tudo, é a partir disso que o primeiro passo para o conhecimento foi dado. Que esta frase atribuída ao sábio ateniense possa ainda hoje reverberar dentro de nós, a luz da verdadeira sabedoria.