Afloramento

Saí do cinema.

Só consegui enxergar a escuridão nas ruas.

Senti como se o mundo inteiro tivesse perdido a voz e eu estava, ali, diante de todo aquele silêncio.

Uma paz nunca antes habitada.

Continuei caminhando ao léu, pensando nas tantas possibilidades da vida e na coragem diária de ressignificar o próprio ser.

Fui tomada por uma surdez de dimensão irreal.

O único barulho capaz de ser ouvido foi o dos meus pensamentos em êxtase.

Nem os meus passos, no puro contato com o asfalto, fizeram surgir algum som.

Perda do tato, olfato, paladar.

Sensação de estar levitando.

Totalmente nua.

Desataviada de anseios incabíveis, ao estabelecer uma ponte de diálogo com o meu estado mais profundo.

Eu estava comigo mesma apenas.

Ou fora de mim, traçando um grau de tamanha subjetividade, já que é impossível apartar-se da existência.

Cogitando a grandiosidade da solitude, sem o menor ruído naquela ocupação de diferentes espaço-estágios.

Ao atravessar pessoas, vi a transparência de um cotidiano árduo e, muitas vezes, um tanto infeliz.

Notei, então, a fraqueza comum que sucumbe às aparentes ameaças dos nossos obstáculos, além dos que são colocados por outros.

Observei o vazio das materialidades, dos muros, das desatenções humanas.

A cruel desatenção!

Em seguida, escutei as folhas caírem da árvore, postas a dançar na calçada.

Experienciei o vento tocar, delicadamente, o meu rosto.

Nesse instante, recuperei meus sentidos de modo brutal.

Percebi que estava praticando o autocuidado.

O aperceber-se é cuidar de si, assim como a sensibilidade de buscar enxergar o adverso.

A perspicácia de alcançar os detalhes mínimos, ainda que seja pouco a pouco.

Sorri feliz e respirei aliviada!

Que noite!

Por mais afloramentos como esse!

Mariane Amaral
Enviado por Mariane Amaral em 05/02/2020
Reeditado em 05/02/2020
Código do texto: T6858586
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.