"SISTEMA DE COTAS RACIAIS PARA DELICATESSENS, RESTAURANTES & BARRAQUINHAS"

--------------------------------

31 de janeiro de 2020

22:06

Desde que cheguei em Salvador, Janaína e eu temos ido numa Delicatessen metida à besta aqui no bairro da Pituba, onde meus pais moram e eu fui criado. Eu sempre faço uma brincadeira de “onde está o preto?” (que de brincadeira não tem nada) nos lugares onde vou, principalmente quando são bonitos e com uma comida boa... e a resposta continua sendo A MESMA. A mesma resposta de quando esta mesma Delicatesssen tinha OUTRO, e outro, e outro... e ouuutros nomes... E eu tinha, vejamos: 6… 10… 15… 17…23…29… 33… e agora, 35 anos de idade (fazendo 36 esse ano). A resposta continua a mesma: EU. APENAS EU.

Cheguei a ficar um pouco satisfeito por alguns minutos, quando vi negões super bem vestidos (apesar de uma das namoradas ter luzes no cabelo)...

Até notar que eles eram os músicos que tocaram (desde o fim da tarde... e já eram 21h) e estavam esperando o cachê. Eles estavam comendo, mas não conta em meu joguinho, pois eles foram, por algumas horas; “empregados” de lá, de certa forma. Vejam bem, pessoas parecidas comigo SEMPRE ESTÃO presentes nesses lugares lindos... Mas, elas nunca estão DO MESMO LADO QUE EU. E isso é muito frustrante. A desigualdade ESTÁ AÍ e quem quer fingir… BOM, eu não posso impedir. Pode continuar fingindo ué. Nada mudou...Nem como o "Rei Vermelhinho e Bonzinho", e nem agora com a "Rainha Louca". NUNCA FOI BOM PRA GENTE. Só deixará de existir no dia que eu subir o elevador com gente que nem eu... E não pelo elevador de serviço, mas sim, pelo social. Vizinhos que se pareçam fisicamente comigo.

Pois, eu fui, e eu sou, uma aberração de pele escura.

Nascida, crescida e criada num mundo da “alta” sociedade burguesa soteropolitana. Um tipo humano apodrecido, em vários aspectos... Mas sei bem, que existem pessoas boas em todos os lugares. E existem seres maravilhosos por aqui, NESTE mundo, aparentemente predominantemente venenoso, racista, irremediável e ridículo.