Platão comunista 2

Ontem publiquei o seguinte texto e recebi os seguintes comentários:

"Do livro "A Crise do Mundo Moderno", à página 218, do Padre Leonel Franca, a prova de que Platão era comunista:

"Platão estratifica os membros de sua república ideal em três grandes categorias: no alto, os sábios ou filósofos, destinados à contemplação das Idéias e ao governo dos homens; no meio os guerreiros incumbidos da defesa social; na camada mais baixa o operário, o trabalhador obscuro, fadado a obedecer e permitir a vida despreocupada dos cidadãos livres."

"29/01/2020 18:25 - Jogon Santos

Exatamente como sempre foi e sempre será independente de qualquer ideologia."

"29/01/2020 18:37 - Sô Lalá

Eu votei no Platão. Era um candidato a vereador pelo PT, era apelido. Uma boa noite."

"29/01/2020 19:01 - Miguel Carqueija

Então um protocomunista... abraços."

"29/01/2020 19:09 - make

Nisso eu não havia pensado ainda. Pensava que antes de Fourier, Saint-Simon e Robert Owen apenas Jesus fosse comunista. Brincadeira, entendo que é um modo de pensar e de agir e não é a pessoa, mas sim sua ideologia!"

"29/01/2020 19:11 - make

Só complementando: nem Platão, nem Marx nem Jesus estratificaram a sociedade, eles apenas constataram e provaram que ela é estratificada. Apenas Marx teorizou uma possível solução..."

Entendo que, caso responda naquela mesma postagem, haverá menos chances dos meus comentaristas lerem que fazendo desta forma. Gostaria de explicar que tentava colocar a matéria de forma levemente irônica. Não contesto que haja no mundo aquilo que na Índia se chama por castas. Os dons de Deus são suas posses e ele dispõe deles da forma que lhe convém.

As "castas" ou classes realmente existem, porém não são fixas, muito menos completamente hereditárias. De duas pessoas com tendencias à servidão pode tranquilamente surgir um clerical ou um filósofo. Ou seja, as classes não são necessariamente impermeáveis.

O comunismo, no entanto, busca miscigenar todas estas classes numa só, gerando, na visão deles, um mundo completamente igualitário. Obviamente isto é impossível de se realizar. No fim o comunismo apenas faz crescer artificialmente a classe livre aumentando a pressão na classe operária. De certa forma, um dos aspectos que diferenciam as diferentes formas de governo é somente a proporção de governantes com relação ao número de governados.

"Planificar" a totalidade dos homens através de elementos artificiosos é uma impossibilidade e, por isso, é um erro. Toda vez que perseguimos um erro teremos somente como resultado a dor e a morte.

Abraços.

Ps. make está certo, nenhum destes estratificou a sociedade e sim perceberam que ela é estratificada.

Caso queiram me adicionar no Facebook:

https://www.facebook.com/dpacheco911