Problematizando propriedade privada e coletivização

Problematizando propriedade privada e coletivização

Detalhe básico: a defesa ou a condenação da propriedade privada são ideologias ou distorções, excessos de ênfases.

Ser ou não ser

Ter ou não ter, eis a questão

Eis a resposta de sabedoria (filosofia)

Tudo depende

Da propriedade (do que é),

de onde está (lugar e arredores),

de quem é o proprietário e/ou suas [reais] intenções para com ela...

Também não adianta entregar todas as propriedades privadas para o governo porque, no final do dia, isso ainda significa que continuarão privadas, só que em mãos menos diretamente conhecidas. O mais importante é essa lista de perguntas essenciais...

Tudo (tese)

Ou nada (antítese)

para a propriedade privada?

Depende (síntese)

Ainda tem o problema principal, que é a existência volumosa e empoderada de sociopatas e de [outros] tipos menos racionais. Por causa disso, não é possível pensarmos em cenários reais onde a razão/ponderação prevaleça, porque esses dois são seus sabotadores congênitos, especialmente os primeiros. Não importam as melhores ideias quando temos as piores pessoas circulando livremente e com poder de decisão [sobre elas].

As ideias são abstrações. Somos nós, e nossas qualidades, enquanto pensadores, agentes morais e executores/destinadores finais de ideias e diretrizes, que mais importam.